Safra de verão em SC: Epagri/Cepa estima aumento na produção das principais culturas agrícolas

Publicado em 03/09/2024 08:08 e atualizado em 03/09/2024 09:19
A produtividade do milho está estimada em 8,4 mil quilos por hectares, aumento de 23% em relação à safra anterio

A safra de verão 2024/2025 em Santa Catarina promete ser melhor que a anterior para os cultivos da soja, arroz, feijão, milho, maçã e banana. Isto é o que apontam os analistas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa). Eles apresentaram as estimativas iniciais para a safra nesta segunda-feira, 2, em evento online. O evento contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, e do presidente da Epagri, Dirceu Leite.

Conforme o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, João Alves, o crescimento da produtividade e consequentemente da produção em comparação com a safra anterior se deve à perspectiva de uma safra com menos intercorrências climáticas. Isso porque a safra de 2023/2024 não teve bons resultados em virtude do excesso de chuva no último trimestre de 2023 e primeiro de 2024.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, lembra que Santa Catarina é reconhecida pela diversificação de produção. “Precisamos instrumentalizar os produtores nesse processo, para garantir mais renda e qualidade de vida no campo. A função do Estado é orientar como será o plantio, levando em conta as diversidades climáticas que poderão ocorrer e o comportamento do mercado. Os dados da Epagri/Cepa balizam o planejamento do plantio e ampliam as expectativas de safra”, destaca o secretário Colatto.

O presidente da Epagri, Dirceu Leite, também reforça a importância dos dados da safra ao setor produtivo. “São informações confiáveis que ajudam na tomada de decisões do agricultor como também do setor público. São esses números que subsidiam o Governo do Estado a lançar políticas de incentivo ao produtor”, frisa Dirceu.

Acompanhamento constante das safras

A analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Bruna Parente Porto, esclarece que as estimativas apresentadas são iniciais e se baseiam no histórico das safras catarinenses e no levantamento das intenções de plantio dos produtores. Essas informações são avaliadas por meio de entrevistas realizadas por técnicos espalhados por todas as regiões catarinenses. 

De acordo com a gerente da Epagri/Cepa, Edilene Steinwandter, ao longo do andamento da safra, a Epagri/Cepa monitora e atualiza semanalmente o calendário agrícola e, mensalmente, os dados das estimativas. As informações atualizadas são divulgadas por meio do Boletim Agropecuário e dos sites do Observatório Agro Catarinense e do Infoagro.

Arroz


Santa Catarina deve produzir mais de 1,2 milhão de toneladas de arroz na safra 2024/2025, o que representa um aumento de 9,6% em comparação ao ano passado. De acordo com a analista da Epagri/Cepa Gláucia Padrão, a produtividade das lavouras deve ser de 8,7 toneladas por hectare, aumento de cerca de 10%.

A área cultivada de arroz permanece estável em 145.294 hectares. Desses, 11% já foram cultivados. As principais regiões produtoras são Araranguá e Criciúma, no Sul, e Joinville, no Norte de SC. 

Feijão

Em SC a nova safra de feijão tem a perspectiva de um aumento de área em 3,5%, chegando a 28.766 hectares. “Deveremos alcançar uma produção de 55 mil toneladas, mais de 15% em comparação com a safra anterior”, afirma o analista da Epagri/Cepa João Alves. A produtividade deve ser 11,34% maior, alcançando uma média de quase dois mil quilos por hectare. 


O cultivo do feijão em Santa Catarina ocorre em primeira e em segunda safra. Nesta última, o cultivo se inicia em julho/agosto. Até o momento foi  plantado cerca 1% do previsto, pois o frio atrasou as operações de plantio. As lavouras estão concentradas  nas regiões de Canoinhas, Campos Lages e Xanxerê.

Milho

De acordo com o analista da Epagri/Cepa Haroldo Tavares Elias, a área plantada de milho vem registrando redução nos últimos anos em função de preço, ataque da cigarrinha-do-milho e aumento da área da soja. Para o milho grão, a área estimada está em 268 mil hectares, diminuição de 9%. 

A produção de milho grão deverá aumentar 12,38% em comparação ao ano anterior, alcançando um volume de mais de 2,2 milhões de toneladas. A produtividade está estimada em 8,4 mil quilos por hectares, aumento de 23%. O cultivo se concentra nas microrregiões de Joaçaba, Chapecó e Canoinhas.

Já a área prevista para o milho silagem é de 219.360 hectares, redução em torno de 6,6%. A produtividade deve aumentar 21% e chegar a 42 mil quilos por hectare. Com isso, a produção deve chegar a 9,2 milhões de toneladas, aumento de 13% em relação à safra de 2023/2024. O cultivo se concentra nas regiões de Chapecó, São Miguel do Oeste e Concórdia.

Soja

Conforme Haroldo, Santa Catarina deve colher mais de 3 milhões de toneladas de soja, o que representa um aumento de 12,77% em relação à safra passada. A área deve ser 1,79% maior, chegando a 766.267 hectares. As regiões com maior participação de área plantada são Canoinhas, Xanxerê e Curitibanos.

Banana

Para esta safra, Santa Catarina deve produzir 763.647 toneladas de banana, entre as variedades caturra e prata. Isso significa um aumento de quase 17% em relação ao ano anterior. Conforme o analista Rogério Goulart Júnior, a previsão é de que o cultivo alcance uma área de 28.466 hectares, aumento de 2,6%. Já a produtividade deve ficar na faixa  de 28,8 mil quilos por hectare, crescimento de 13,8%. As principais regiões produtoras são Joinville e Blumenau. no Norte, e Araranguá, no Sul do Estado.

Maçã


Santa Catarina é o maior produtor de maçã do país. Para a próxima safra, a Epagri/Cepa estima uma produção de mais de 660 mil toneladas, aumento de 56% em relação à safra passada e 24% de recuperação. De acordo com o analista Rogério Goulart Júnior, esse número se deve ao aumento da área colhida – para a próxima safra áreas novas vão iniciar a produção – e à quebra de mais 20% da safra anterior por conta das chuvas. 

São 17,8 mil hectares cultivados da fruta em todo o estado, com uma produtividade de cerca de 37 mil quilos por hectare. A produção se concentra nas microrregiões dos Campos de Lages e de Joaçaba.

Fonte: Epagri - SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China ataca o Canadá com investigação antidumping sobre importações de canola em resposta às tarifas de veículos elétricos
Safra de verão em SC: Epagri/Cepa estima aumento na produção das principais culturas agrícolas
Rio Grande do Sul é o primeiro Estado a conseguir adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal
Agrodefesa realiza treinamento de captura de morcegos hematófagos em Goiás
Mapa divulga informações sobre ata de registro de preços
Conexão Campo Cidade destaca importância de Roberto Rodrigues para desenvolvimento da agricultura brasileira