Único arroz brasileiro a contar com Denominação de Origem será destaque no Connection Terroirs do Brasil

Publicado em 26/08/2024 09:20

Os principais terroirs brasileiros com Denominação de Origem (DO), uma modalidade de Indicação Geográfica (IG) do alimento que apresenta características exclusivas de sabor e consistência em decorrência do seu local de origem, serão protagonistas do Connection Terroirs do Brasil, que acontece de 28 a 31 de agosto, em Gramado, na Serra gaúcha.

Entre algumas iguarias como o filé da Região de Alagoas, o cacau de Rondônia, a cachaça da Região de Salinas em Minas Gerais, o mel do Pantanal, um alimento em especial chama atenção: o arroz do Rio Grande do Sul, mais precisamente do Litoral Norte gaúcho, um alimento com presença marcante na mesa de todos os brasileiros. Mas não se trata de qualquer arroz, o Palmares Gold D.O.– Especial Gourmet – é o primeiro e único do país a contar com o selo D.O. Para receber essa distinção, foi necessário demonstrar que o produto oferecia características únicas, e que não poderiam ser encontradas em nenhum outro lugar.

Cultivado pelos orizicultores da Associação dos Produtores de Arroz do Litoral Norte Gaúcho (Aproarroz) e industrializado e distribuído pela Cooperativa Arrozeira Palmares, a principal peculiaridade do arroz gaúcho é a maior porcentagem de grãos inteiros, maior translucidez e cor branca mais intensa do grão.

“Isso é possível pela influência dos ventos, da temperatura e da umidade que predominam na região. O vento constante e a quantidade de água na região, pela proximidade com a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, proporcionam clima e temperaturas estáveis, ideais para o cultivo do arroz”, ressalta Virgilio Ruschel Braz, presidente da Aproarroz.

Mas é no prato que se pode identificar a diferença do arroz do litoral norte gaúcho em relação a outros produtos. Todo sabor do arroz Palmares D.O. poderá ser degustado em Gramado, no Cozinha Show, que acontece na Arena Gastronômica do evento, onde os chefes vão preparar pratos especiais. 

A ideia dos organizadores é promover ainda mais a conexão entre quem produz e consome. E essa relação muitas vezes passa pela cozinha, como destaca o chef, agricultor e pesquisador Rodrigo Bellora. "Nós, chefs, precisamos nos conectar profundamente com os ingredientes e com as pessoas que os produzem. Recentemente, tive a oportunidade de visitar a Cooperativa Palmares através do meu projeto ‘Cozinha Na Natureza’ e foi uma experiência reveladora cozinhar com o Arroz Palmares”. Bellora ressalta que o diferencial também pode ser percebido na panela. “A cocção uniforme, a textura delicada e o sabor rico são destaque.  Sem dúvida, a dedicação dos produtores e o terroir da região fazem toda a diferença. A região e a cultura são simplesmente fascinantes”, completa. 

Brasil tem 114 Indicações Geográficas (IG)

Apesar do seu potencial, o Brasil tem apenas 114 produtos certificados com IG. A Itália, com uma área 28 vezes inferior, possui 892 produtos com selo de origem. Com o selo de D.O. desde 2010 oficialmente reconhecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o arroz produzido no litoral Norte do RS vem conquistando o paladar de muitos brasileiros em vários estados do país, como destaca o presidente da Aproarroz.

“O reconhecimento da qualidade e dos diferenciais do arroz Palmares Gold produzido no litoral Norte gaúcho foram uma importante conquista para todos os elos envolvidos na cadeia de produção desse alimento. E ter esse reconhecimento dos chefs e do consumidor é mais uma certificação de que se trata de um produto diferenciado”, ressalta Virgilio Ruschel Braz.

A 7ª edição do Connection Terroirs do Brasil deve reunir cerca de 1.200 participantes e 20 horas de conteúdo onde serão debatidos os caminhos para o desenvolvimento econômico, turístico e comercial de produtos de origem nacional. Para receber os visitantes do Connection Terroirs do Brasil, a Cooperativa Arrozeira Palmares vai contar com um estande localizado na Rua Coberta.

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
undefined