Mosaic e programa ReSolu, da Cargill, levam soluções sustentáveis ao agricultor e ao meio ambiente

Publicado em 20/08/2024 11:15

A Mosaic, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, está se juntando ao programa ReSolu, lançado pela Cargill recentemente, para incentivar o agricultor a investir na saúde do solo e, assim, obter o máximo de eficiência e produtividade do plantio à colheita. Na plataforma ReSolu, os produtores terão à disposição uma solução completa, com acesso a práticas agrícolas para acelerar e dar escala à agricultura regenerativa no Brasil. Entre elas, estão assistência técnica especializada, pacote tecnológico de insumos e ferramentas financeiras exclusivas.

Os produtores rurais que participarem do ReSolu terão acesso a um portfólio de produtos da Mosaic que se destacam por sua tecnologia e inovação e proporcionam incremento de produtividade em culturas como trigo, milho, cana, soja e algodão.

“A Cargill atua lado a lado com o produtor rural para a produção de alimentos de forma cada vez mais sustentável e, ao mesmo tempo, aumentando a sua rentabilidade e resiliência. O ReSolu promove soluções e práticas de agricultura regenerativa para uma melhor utilização de recursos naturais e insumos, gerando solos saudáveis para a próxima geração”, comenta Ingrid Graziano, líder de Produtos de Sustentabilidade da Cargill.

A grande novidade são os produtos que integram o portfólio da Mosaic Biosciences Brasil, frente de atuação da empresa no segmento de biológicos lançada no país nesse primeiro trimestre. Ela oferece o que há de mais inovador em nutrição de plantas e qualidade do solo para todo o mercado agrícola. São soluções focadas em bionutrição, sendo inoculantes, bioestimulantes e biofertilizantes, que atuam na ativação do potencial entre solo, planta e microbioma para melhorar a saúde do solo e a produtividade das lavouras.

Atualmente já estão à disposição dos agricultores quatro soluções: MBio Hidro®, que protege a lavoura contra estresses hídrico e térmico, promovendo plantas mais tolerantes, e MBio Brad®, MBio Azo® e MBio Phos®,focados no aumento da eficiência de uso de nutrientes, atuando na maior disponibilidade de nitrogênio e fósforo para as plantas, maximizando o crescimento e promovendo um sistema de produção mais resiliente.

Para Christian Pereira, diretor de marketing da Mosaic, a parceria proporcionará benefícios relevantes ao produtor e à agricultura nacional. “São duas grandes empresas, reconhecidas internacionalmente, que têm o mesmo propósito de alimentar o mundo sem abrir mão do compromisso com uma prática agrícola mais sustentável, do respeito ao meio ambiente e do cliente como centro dos negócios. A Mosaic se junta ao programa ReSolu para chegar mais longe, estar mais disponível e facilitar o trabalho do agricultor. Trata-se de uma parceria muito importante para nós e bastante relevante no cenário agrícola”, explica Christian.

Além do portfólio biológico, o agricultor terá acesso a outros três produtos da Mosaic na plataforma. Um deles é o MicroEssentials®, com a tecnologia patenteada Fusion®, que tem como diferencial a presença de nitrogênio, fósforo e enxofre em um único grânulo, sendo o último em duas formas, garantindo liberação do nutriente de maneira imediata e gradual, o que promove nutrição durante todo o ciclo da planta. Ele aumenta a eficiência da absorção de nutrientes no estágio inicial do cultivo, levando a lavoura para seu máximo potencial produtivo.

Outra solução disponibilizada é o Aspire®, que une duas formas de boro e o potássio (B + B + K) em um mesmo grânulo. Sua tecnologia combina duas formas de liberação: a imediata e a gradual, na qual uma das formas de boro fica prontamente disponível para a planta, enquanto a outra é gradualmente liberada durante o desenvolvimento da lavoura, resultando em maior capacidade produtiva.

Já o Excellen® é uma fonte de nitrogênio mais estável, de alta concentração e de maior eficiência que as fontes convencionais. Um produto concentrado e estabilizado com inibidor de urease (NBPT), reduzindo perdas de nitrogênio por volatilização. Pesquisas científicas nos cultivos de milho e algodão comprovam a redução da emissão de gases do efeito estufa (GEEs) com a aplicação do Excellen – o que o enquadra perfeitamente no propósito da plataforma ReSolu.

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Presidente Lula sanciona Lei sobre os procedimentos da produção de bioinsumos
Após 2024 de desafios para a produção, 2025 vai exigir na logística e nas políticas públicas
Dívida Pública sobe 1,85% em novembro e supera R$ 7,2 trilhões
2024 complicado para o arroz com chuva, ameaça de leilão e dificuldades de infraestrutura
StoneX eleva previsão de área de algodão no Brasil em 2024/25 com revisão na Bahia
Em 2025, retomada do Fundo Federal Agropecuário é uma das prioridades do Anffa Sindical
undefined