Em São Paulo, Fávaro exalta a sanidade animal e os cuidados que o Brasil tem para evitar riscos

Publicado em 06/08/2024 16:38
Ministro esteve nesta terça-feira (6) na abertura oficial do Siav, maior evento de proteína animal do país

Na manhã desta terça-feira (6), aconteceu em São Paulo, a abertura oficial do Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs). Presente na cerimônia, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou o trabalho no Ministério para o fomento e desenvolvimento das cadeias produtivas no Brasil.

Em seu discurso, Fávaro exaltou a sanidade animal e os cuidados que o Brasil tem para evitar riscos. “É muito importante que a gente mantenha a nossa régua alta nas questões sanitárias. É isso que nos garante esses recordes de abertura de mercado. A gente tem que tirar o temor do comprador quanto a questão sanitária, mostrando nossa eficiência e transparência nas soluções, como no caso da doença de Newcastle que em menos de um mês tivemos a resolução do foco”, destacou.

O ministro ainda falou sobre o maior Plano Safra da história, 40% maior que dois anos atrás; da abertura, até o momento, de 167 mercados desde janeiro de 2023; do incentivo aos biocombustíveis; e das 42 plantas frigoríficas habilitadas para exportar à China.

Ao final de sua fala, Fávaro reiterou que quer deixar como legado uma agricultura contemporânea, conectada ao meio ambiente. “O compromisso com o meio ambiente tem que ser um compromisso de todos nós. Quero deixar como legado um ministério que seja contemporâneo, que fez coisas à frente do seu tempo, que modernizou o trabalho, que deu ao Mapa a oportunidade de trazer mais agilidade ao produtor, a agroindústria, a quem se serve deste Ministério”, disse.

Outras autoridades como governadores, ministros de Estado, deputados, senadores, secretários dos estados e prefeitos também participaram da abertura.

RECORDE HISTÓRICO DE EXPORTAÇÃO DE CARNE SUÍNA EM JULHO

No Salão Internacional de Proteína Animal, a suinocultura brasileira anunciou recorde de exportação de carne suína para o mês de julho: mais de 120 mil toneladas.

O setor também elogiou a Lei 14.515, de 2022, que instituiu o autocontrole em estabelecimentos que produzem alimentos e a recente regulamentação para os setores de produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, e de produtos destinados à alimentação animal.

SIAVS 2024

Organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o Siavs é o maior evento da indústria de proteína animal do Brasil.

Na edição 2024, o Salão Internacional reúne mais de 100 marcas brasileiras de empresas e cooperativas produtoras e exportadoras de aves, suínos, bovinos, ovos e peixes.

A feira tem entrada gratuita e segue até o dia 08 de agosto, com ampla programação de palestras do Brasil e do Exterior, abordando desafios competitivos e sanitários, qualidade de produção, avanços tecnológicos em diversas áreas e outros temas.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto dispensa reconhecimento de firma para registro de imóvel rural
Em São Paulo, Fávaro exalta a sanidade animal e os cuidados que o Brasil tem para evitar riscos
CNA participa do Congresso Brasileiro de Agronegócio em São Paulo
Brasil vive sério momento de insegurança institucional, diz Aldo Rebelo
RJ entre empresas do setor agropecuário diminui no 2º trimestre, mas é 8,5% maior na comparação com 2023
Políticas públicas eficientes em destaque no 13° Congresso da Andav