CNA participa do Congresso Brasileiro de Agronegócio em São Paulo

Publicado em 06/08/2024 16:21
Evento promovido pela Abag foi realizado na segunda (5), em São Paulo

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na segunda (05), do 3º Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo.

A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, esteve na abertura do evento, representando o presidente João Martins, e em um debate sobre o atual posicionamento do Brasil no cenário da agricultura mundial.

Ela foi uma das expositoras do painel “Clube Fragmentado: O Brasil será associado?”. A discussão ficou em torno de dois cenários, sendo o primeiro o fato de o Brasil manter sua postura tradicional, baseada no diálogo com diferentes nações e grupos de países.

O outro é o de colocar-se formalmente como parte de “clubes” de países estruturados pela lógica de aproximação ou internalização de cadeias produtivas.

Em sua participação, Sueme afirmou que o país ainda não está nesse cenário como poderia estar, mas tem todas as condições de fazer parte deste rol de países.

“Em uma história recente, o Brasil alcançou o posto de terceiro maior exportador de alimentos do mundo e o maior exportador líquido mundial de alimentos. E com esse histórico, precisamos ir além”, disse. Segundo a diretora da CNA, o Brasil precisa sentar-se às mesas de debates internacionais para apresentar a real agricultura brasileira.

“O país já está sentando em algumas, mas não em todas. O tamanho da nossa agricultura nos obriga a estarmos lá como protagonistas”, enfatizou Sueme.

Durante sua apresentação, Sueme também falou sobre a importância de se trabalhar na defesa dos interesses dos produtores brasileiros em relação às exportações. Ela pontuou que é exatamente isso que a CNA está fazendo atualmente em relação à Europa, diante das medidas adotadas recentemente.

O painel contou com a participação do embaixador especial da FAO, Roberto Rodrigues, do vice-presidente da Arko Advice, Cristiano Noronha, do Chefe da Eurasia Group no Brasil, Silvio Cascione. O congresso é promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto dispensa reconhecimento de firma para registro de imóvel rural
Em São Paulo, Fávaro exalta a sanidade animal e os cuidados que o Brasil tem para evitar riscos
CNA participa do Congresso Brasileiro de Agronegócio em São Paulo
Brasil vive sério momento de insegurança institucional, diz Aldo Rebelo
RJ entre empresas do setor agropecuário diminui no 2º trimestre, mas é 8,5% maior na comparação com 2023
Políticas públicas eficientes em destaque no 13° Congresso da Andav