Desafio Tecnológico do Cacau visa trazer inovação e tecnologia para a cadeia produtiva

Publicado em 02/08/2024 10:39 e atualizado em 02/08/2024 11:11

No dia 8 de agosto, o SEBRAE/BA e a FAEB/SENAR em parceria com o CocoaAction Brasil e a Rede+ lançam o edital do Desafio Tecnológico do Cacau, que tem por objetivo encontrar startups e empresas inovadoras dispostas a desenvolver uma máquina acessível para a quebra do cacau, a fim de impulsionar a eficiência e a produtividade na cadeia cacaueira, principalmente entre produtores familiares e pequenas propriedades.

Implementado pelo SEBRAE/BA e Sistema FAEB/SENAR, o Desafio Tecnológico do Cacau tem a finalidade de promover e dar aporte técnico e financeiro às startups com soluções inovadoras para superar este obstáculo com até R$100.000 em aporte para o desenvolvimento da solução.

Os interessados têm até 08 de setembro para fazer inscrição. Na fase seguinte (até 4 de outubro), serão publicadas as propostas aprovadas e as startups ou empresas que receberão a mentoria de especialistas para a elaboração do plano de trabalho e modelo de negócio do projeto. Esta fase contempla visitas técnicas a fazendas de cacau para exploração, aprendizado e implementação.

A terceira e última fase acontece em novembro, os porta-vozes das empresas selecionadas farão seu “pitch”, ou seja, breve apresentação do projeto desenvolvido aos realizadores para posterior tomada de decisão e anúncio da empresa vencedora do desafio.

Para mais detalhes, acompanhe a Live de Lançamento do Desafio Tecnológico do Cacau, que acontecerá na quinta-feira, 8 de agosto, às 19h, pelo YouTube (acesse a live aqui). Durante o bate-papo, o desafio será apresentado e os interessados poderão tirar dúvidas sobre detalhes técnicos, processo de desenvolvimento da inovação, cronograma e os benefícios de participar.

Não perca a oportunidade de contribuir para este novo momento da cacauicultura nacional, de mais trabalho coletivo, união, diálogo, investimentos e projetos. O Brasil está nos holofotes da cadeia mundial de abastecimento do cacau, e tem trabalhado para alavancar o desenvolvimento sustentável e dobrar a produtividade no cacau, por meio da adoção de boas práticas, maior eficiência, inovação & tecnologia.

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos
Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café
Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério
Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso
Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão
China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP