28 de Julho, Dia do Agricultor: Dia de histórias que têm transformado o destino do Brasil

Publicado em 28/07/2024 16:00 e atualizado em 29/07/2024 07:30
Neste dia, o Notícias Agrícolas continua celebrando trajetórias de pessoas, culturas e mercados

"A agropecuária é uma atividade interessante porque é um gesto de FÉ. O produtor rural que planta uma semente no solo com a esperança de que virá água, umidade e temperatura adequadas para que a semente germine, que atravesse a terra que está sobre ela, a planta cresça, frutifique, e produza, para que ele possa colher, pagar suas dívidas e governo é um gesto de fé. E a fé é uma condição que precisa ser alimentada permanentemente",  Prof. Dr. Roberto Rodrigues.

Nos últimos 27 anos, o Notícias Agrícolas vêm se dedicando a registrar estes gestos de fé. Contando a história do agronegócio do Brasil ao contar histórias de agricultores de todo o país. Em quase três décadas de registros, já contamos as trajetórias de sojicultores, cotonicultores, fruticultores, canavieiros, cafeicultores, suinocultores, avicultores, pecuaristas, orizicultores, floricultores, cacauicultores. Todas as culturas, de alguma forma, em algum canal, já tiveram voz no nosso portal e continuam tendo. São estas trajetórias que serviram de base para a nossa. 

Entre plantios e colheitas, fomos registrando safra por safra em um caminho que muda o destino do Brasil todos os dias. Uma transformação constante. O Dia do Agricultor, comemorado neste 28 de julho, promove uma reflexão ainda mais direta e intensa sobre como temos contado essas histórias.

"Campo Novo do Parecis/MT, na época, era uma aposta. A gente tinha muita certeza de que ia dar certo, mas não sabíamos Tanto que de, que quando chegamos aqui, colhemos nossa 37ª safra, eu e meu irmão Rogério juntos, com muitos percalços. E a história é história do produtor que, de alguma forma, veio parar aqui no Mato Grosso, no Centro-Oeste brasileiro. Não tinha estrada, não tinha estrutura nenhuma (...) Passamos por tudo isso, mas olha o que temos hoje para mostrar, principalmente o que aconteceu nos últimos 15, 20 anos". 

Ricardo Arioli, agricultor em Campo Novo do Parecis/MT

Afinal, pudemos registrar o desenvolvimento do Cerrado Brasileiro em uma das mais produtivas áreas de produção agrícola do mundo, a descoberta de novas fronteiras agrícolas como o Matopiba e a Sealba. O estado de Roraima plantando e colhendo no calendário inverso do restante do país, o trigo sendo cultivado no Sertão Nordestino, o cacau se reerguendo no Norte, a possibilidade do Vietnã ser superado pelo conilon verde e amarelo. 

"Eu praticamente nasci no meio da lavoura. Sou nascida e criada na roça, sempre ajudei meu pai, cresci vendo ele trabalhar e hoje, aprendi tudo com ele e hoje, graças a Deus, dou continuidade ao legado do meu pai (...) Tenho muito amor à vida aqui na roça. Mas, tive que arrumar um serviço na cidade para poder manter a casa, sustentar a família e tocar a lavoura. Chegava na época da colheita, eu tirava férias do meu trabalho lá na cidade para ajudar na roça. Fiz isso por 12 a 15 anos". 

Hosana de Cássia Silva, agricultora em Santa Rita do Sapucaí/MG
 

Registramos nos últimos anos o Brasil se tornar o maior exportador mundial de soja, de milho, de açúcar, de café, de suco de laranja, de algodão. Temos podido registrar o Brasil garantir, por mais de uma vez, a oferta suficiente de arroz para abastecer a sua população e quanto mais precisarem dele, apesar de seu principal estado produtor ter vivenciado, neste ano de 2024, seu maior desastre natural da história. 

“Eu não tive enchente na minha lavoura, se olhar por imagem de satélite, você não vai ver água na minha lavoura. Mas em plena colheita foram 45 dias de umidade. Eu consegui colocar máquina apenas em 5 dias de 50. Tenho lavoura que passei a máquina com 80% de soja ardida. Essa é minha realidade hoje, a gente não sabe o que fazer”.

Lucas Scheffer, agricultor em Cacequi/RS

Temos podido registrar o aumentos consecutivos de safras. E temos feito isso mesmo com os agricultores não tendo a mesma chance de registrar aumentos consecutivos de margens, de crédito, de linhas de investimento, de armazenagem, de um olha carinhoso e atento das esferas governamentais ao setor que mais contribui à nação. 

"O cacau faz parte da minha história desde a infância. O cacau onde eu comecei era da minha família, meu pai tem essa lavoura até hoje. Era um lavoura pequena e, na época, não tínhamos conhecimento (...) A maior dificuldade que eu via e vejo até hoje é o pequeno produtor tirar dali seu sustento, tornar aquilo viável. E nós enfrentamos essas dificuldades. E em 202, quando entrei na assistência técnica do Senar, minha visão sobre o cacau mudou muito. Através da assistência conseguimos mais do que dobrar a produção em uma área pequena". 

Robson Tomaz, agricultor em Nova União/RO

Temos registrado dias bons e dias ruins. Safras cheias e frustradas. Preços altos e baixos, margens robustas e minguadas. Excesso de sol, de chuva, mudanças de manejos, práticas sustentáveis, tecnologia, inovação e pesquisa. Temos registrado, com responsabilidade e, acima de qualquer outro sentimento, muito ORGULHO, a transformação do AGRICULTOR BRASILEIRO. A transformação e a certeza que ele vem reforçando no seu dia a dia, na sua atividade, na sua sucessão familiar, no seu legado sobre a sua RESPONSABILIDADE. 

O Notícias Agrícolas agradece, por mais um ano, poder comemorar o Dia do Agricultor ao seu lado. Agradece por poder estar ao seu lado durante o dia, ao longo das suas atividades, das suas decisões e conquistas. São quase três décadas desta parceria. Parceria pautada na confiança, na busca constante por sabermos sempre mais sobre o seu dia a dia, sobre os seus desafios e em como podemos continuar sendo uma ferramenta cada vez mais útil na para sua tomada de decisões.

"Temos uma propriedade aqui no polo ecoturístico aqui em Parelheiros, que é o último bairro rural aqui na capital de São  Paulo, uma propriedade que é da família desde a década de 1970. E com o falecimento dele em 2006, tivemos que fazer alguma forma de fazer a propriedade se pagar, porque não é barato para manter. Temos um pé de Cambuci aqui que é centenário, e com um curso, minha mãe fez mil mudas de Cambuci deste pé que meu pai passou 30 anos tentando fazer e não conseguiu. Foi assim que tudo começou com Recanto Magini e frutas nativas da Mata Atlântica".

Junior Magini, agricultor em São Paulo/SP

Nos orgulhamos em registrar suas transformações, inovações, crescimento e resultados. Nos orgulhamos em ser a plataforma que dá voz a você, agricultor brasileiro. O melhor do mundo. Nos orgulhamos em registrar suas boas práticas agrícolas, sua sustentabilidade, sua tecnologia implantada em cada hectare.

Assim, neste e em todos os dias, lembre-se que sua evolução, seu resultado e sua busca constante por continuar sendo exemplo e referência para a produção mundial, são combustível para nosssa equipe!

Feliz DIA DO AGRICULTOR! Entre plantios e colheitas, que seu orgulho se renove a cada nova safra!

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistcarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mars Wrigley estimula o ecossistema do cacau no Brasil por meio da ciência e relacionamento com a comunidade
CNA discute segurança jurídica no setor agropecuário
Planos de contingência na avicultura precisam ser tratados com a mesma importância que a prevenção das doenças, diz especialista
Em defesa dos produtores rurais, CNA vai adotar medidas contra Carrefour e empresas francesas
Portos no BR não estão preparados para receber navios maiores e mais modernos, podendo haver colapso logístico no médio a longo prazo
Ministério da Agricultura e Pecuária apoia PL da Reciprocidade
undefined