Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção

Publicado em 22/07/2024 13:33
Produtores serão orientados sobre como melhorar, em especial, a genética do rebanho

Dentro da programação da Feira Nacional de Genética Promebo, Fenagen, de 31 de julho a 04 de agosto,  o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo)  vai promover o Fórum ATeG – Senar – no dia 2 de agosto, na Associação Rural de Pelotas (RS).

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) é um serviço gratuito oferecido ao produtor rural pelo Senar. Tem foco na geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural. Os produtores são acompanhados por um técnico de campo durante 36 meses, que é o tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da metodologia, e que consiste no conhecimento da realidade produtiva e gerencial de cada propriedade rural. A partir da identificação de pontos fortes e fracos, a ideia é estabelecer estratégias para o crescimento do negócio.

A superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, ressalta que o ATeG é um projeto novo, que conta com um grupo de veterinários, agrônomos e zootecnistas habilitados para prestar consultoria às propriedades rurais. “A ideia para a ANC, é que, na capacitação, a Genética tenha o mesmo peso nos debates dado a outros pilares da cadeia de produção como Nutrição, Sanidade e Reprodução do rebanho”, salienta

Neste sentido, Silvia Freitas explica que será feita uma apresentação do Promebo, colocando que os dados dos touros, tanto para monta natural como para inseminação, estão disponíveis para qualquer pessoa. “E estes consultores da ATeG - Senar têm uma importância fundamental no sentido de orientar tecnicamente os produtores a buscar os touros que irão agregar no seu rebanho de acordo com o objetivo de cada um”, destaca.

Na sequência da capacitação, o avaliador do Promebo, Leandro da Silveira Hackbart, falará sobre como são feitas estas avaliações e principalmente como usar as observações destes pareceres no sentido de otimizar o resultado. “Isto acaba viabilizando também o Promebo comercial, o que torna possível a pecuaristas e produtores que não fazem o registro se beneficiarem do Programa”, destaca Silvia.     

Depois será a vez do chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, o geneticista e consultor do Promebo, Fernando Cardoso. Ele falará sobre o uso de avaliações genéticas e sumários de touros para aumentar a lucratividade na pecuária de corte.  

A Fenagen tem realização da ANC e do Promebo, com patrocínio de Senar, Banrisul e Sicredi e o apoio da Farsul.

Fonte: ANC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fórum ATeG Senar na Fenagen vai debater assistência aos pecuaristas para otimizar produção
Cooperativas debatem com o governo federal medidas como acesso ao crédito
Irmãs seguem os passos do pai e assumem propriedade algodoeira em Candiba (BA)
Exportações de peixes de cultivo crescem 72% no segundo trimestre de 2024
CNA promove debate sobre ativismo judiciário e terceirização
Exportações/Cepea: Volume exportado cresce 9% no 1º quadrimestre, e faturamento avança quase 3%