CNA, Faec, governo estadual e entidades promovem mutirão do programa RetifiCAR no Ceará
A CNA, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), o Governo do Estado e entidades do agro estadual promovem, nos dias 10 e 11 de julho, um mutirão do programa RetifiCAR no município de Chorozinho.
A iniciativa pretende retificar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de aproximadamente 300 produtores familiares rurais da região.
Esses produtores participam de associações da Fazenda Uruanan, localizada em quatro municípios do estado, entre eles Chorozinho, e o RetifiCAR vai ajudá-los a regularizar o CAR para terem acesso, sobretudo, ao crédito rural, explica a coordenadora do programa, Claudia Mendes.
“O CAR ativo traz uma série de benefícios ao produtor rural. É um instrumento solicitado pelas instituições financeiras, cada vez com maior rigor, seguindo uma resolução do Banco Central que exige dos produtores a retificação nos cadastros para liberação de crédito”, diz.
Além do crédito rural, os produtores de Chorozinho procuram a retificação do CAR para acessarem os benefícios dos programas da agricultura familiar, que tem linhas de crédito específicas, e para fins de aposentaria.
Claudia acrescenta que o RetifiCAR está sendo bem recebido pelos produtores cearenses, principalmente porque o serviço de retificação está sendo feito sem custos, “garantindo qualidade do serviço e segurança ao produtor.”
O mutirão dessa semana será realizado com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Secretaria de Agricultura de Chorozinho, Associações da Fazenda Uruanan e do sindicato rural do município.
O RetifiCAR iniciou os atendimentos no estado no início de mês de junho e vai atender produtores rurais dos municípios de Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Maranguape e Pacajus.