CNA se reúne com adidos agrícolas e embaixador do Brasil em Bruxelas
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está em Bruxelas (Bélgica), nesta semana, para uma série de compromissos, que inclui reuniões e participação em eventos.
O vice-presidente da CNA, Gedeão Pereira, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, a diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori, e o diretor técnico, Bruno Lucchi, participam da missão.
Na segunda (17), o grupo se reuniu com adidos agrícolas e o embaixador do Brasil junto à União Europeia, Pedro Miguel da Costa e Silva, para discutir o cenário atual europeu, temas estratégicos e a relação bilateral Brasil-Bélgica no comércio agrícola.
Durante a reunião, a CNA destacou a preocupação do país com algumas medidas da União Europeia, como a Lei Antidesmatamento, que podem impactar negativamente o comércio e as exportações brasileiras de produtos do agro.
Ainda no encontro, segundo Sueme Mori, foi discutida a possibilidade de a CNA contribuir cada vez mais com esse diálogo como representante dos produtores rurais brasileiros.
À tarde, os representantes participaram do evento “Comida suficiente para todos – Segurança alimentar em tempos de alterações climáticas e crise de biodiversidade”, da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), na União Europeia.
Já na terça (18), o primeiro compromisso foi com o Comitê de Agricultura no Parlamento Europeu. Os principais temas do encontro foram a avaliação das eleições parlamentares e perspectivas de futuro e a política agrícola europeia PAC 2023-27.
Em seguida, a comitiva seguiu para uma reunião com a Direção-Geral de Agricultura da Comissão Europeia (DG Agri). “Falamos da legislação Antidesmatamento, das preocupações do setor e destacamos a importância de considerar a diferença entre a agricultura brasileira e a europeia”, disse Sueme.
A última agenda foi com o escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Bruxelas.