PIB do Japão caiu menos do que o estimado no 1º tri por revisão do capex

Publicado em 10/06/2024 07:34

Por Satoshi Sugiyama e Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) - A economia do Japão contraiu menos do que o inicialmente relatado no primeiro trimestre devido a revisões para cima dos gastos de capital e dados de estoques, dando um pequeno apoio aos planos do banco central de aumentar a taxa de juros novamente este ano.

Analistas estimam que a economia japonesa tenha atingido seu ponto mais baixo nos primeiros três meses do ano, embora o iene fraco e as interrupções em fábricas de montadoras continuem a obscurecer as perspectivas para o trimestre atual.

Ainda assim, "os resultados revisados do PIB tornaram mais fácil para o Banco do Japão sentir-se encorajado em relação a futuros aumentos de juros, já que pode avaliar que o investimento de capital está se recuperando, mesmo que um pouco", disse Kohei Okazaki, economista sênior da Nomura Securities.

O PIB do Japão encolheu 1,8% em dado anualizado e revisado no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores, mostraram dados do Escritório do Gabinete nesta segunda-feira, um declínio menor do que a mediana das previsões de economistas de uma contração de 1,9% e da queda de 2,0% na estimativa preliminar.

O valor revisado se traduz em uma contração trimestral de 0,5% em termos ajustados pelos preços, inalterado em relação à leitura inicial divulgada no mês passado.

Os dados revisados do PIB surgem em meio a especulações de que o banco central poderá discutir cortes nas compras de títulos do governo japonês em sua revisão da política monetária nesta semana, como parte dos esforços para diminuir o estímulo monetário para conter o enfraquecimento do iene.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtores do Oeste da Bahia se unem para combater incêndios nas lavouras
RS: Pedidos para a Etapa Safrinha do Programa Troca-Troca de Sementes podem ser feitos até 20 de setembro
Pedidos de RJ por produtor rural mais que dobram no 1º tri, aponta Serasa
Nova rota para exportação do algodão baiano pelo porto de Salvador começa a ser testada
Videocast: Uso de hormônios no algodão pode ir além dos reguladores de crescimento
Aprosoja Brasil recebe denúncia de formação cartel dos fertilizantes fosfatados