CNA promove discussão sobre cenário econômico e mercado internacional com presidentes de comissões nacionais

Publicado em 06/06/2024 16:56
Encontro em Brasília trouxe informações sobre commodities e oportunidades para o agro brasileiro

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na quinta (6), um encontro com os presidentes e vice-presidentes das comissões nacionais, na sede da entidade, em Brasília.

O presidente da CNA, João Martins, participou do encontro, que abordou os cenários econômico e internacional do agro brasileiro, em palestra do consultor Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro.

Martins afirmou que a intenção da Confederação com o encontro é manter os profissionais e técnicos bem-informados para atuarem em benefício do setor.

O presidente acredita que a situação econômica do país pode se tornar difícil por vários fatores, mesmo sendo uma nação heterogênea, e, por isso, é importante a atualização constante do corpo técnico.

“A CNA tem a obrigação de defender não só o produtor rural, mas também o Brasil como um todo.”

O consultor Alexandre Mendonça de Barros fez um panorama sobre a situação econômica do Brasil antes e depois da pandemia e abordou o cenário em relação às principais commodities como soja, milho, trigo, café, cana, açúcar e carne bovina, fazendo um comparativo com a produção norte-americana.

Segundo ele, devido à queda na produção agrícola dos Estados Unidos, o Brasil tem grande potencial para ampliar sua visibilidade e abrir novos mercados. “O Brasil tem grande produção e isso impacta o mercado internacional.”

Para os presidentes de comissão, as informações repassadas no encontro vão contribuir no trabalho que fazem dentro dos colegiados.

“A palestra hoje foi muito interessante. Eu acho que traz muitas informações para a gente sobre o mercado, sobre o que a gente pode estar divulgando com mais segurança e o Alexandre trouxe bastante informações que vão nos ajudar bastante no trabalho da CNA”, afirmou Geovando Vieira Pereira, da Comissão de Empreendedores Familiares Rurais.

“Foi um prazer estar com toda a equipe e com o professor Alexandre, que deu uma explicação para a gente de todas as situações dos principais itens do nosso mercado. Nós estamos no agro para fortalecer do início ao fim as cadeias produtivas, por isso foi importantíssimo essas informações”, disse Antônio Ginack, da Comissão de Silvicultura.

Também participaram da reunião diretores e técnicos do Sistema CNA/Senar.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Gargalos logísticos motivam grupo de produtores e associações a construírem ou revitalizarem estradas no oeste baiano
“É preciso ficar melhor antes de ficar maior”, aponta professor Marcos Fava Neves sobre investimentos no agro
Índia deve importar recorde de óleos vegetais em julho com compras robustas de óleo de palma
A importância da formação e capacitação de trabalhadores no Agronegócio
Chefe francês recebe assistência técnica do Senar em Goiás
Canal do Notícias Agrícolas no Youtube alcança marca dos 100 mil inscritos!