CNA debate rastreabilidade na 8ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu a rastreabilidade na agricultura e na pecuária durante a 8ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, na segunda (4), em Goiânia (GO).
O evento reuniu profissionais da agricultura e pecuária para compartilhar conhecimentos e tecnologias voltadas à segurança produtiva e de alimentos.
O presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco de Castro, e a assessora técnica de Frutas, Hortaliças e Flores, Letícia Barony, participaram do painel sobre rastreabilidade, onde abordaram o tema “Novos desafios da rastreabilidade na agropecuária”.
“Nosso painel foi muito concorrido devido a importância do tema e a urgência que ele exige. Creio que conseguimos passar uma visão clara e transparente do que o produtor rural brasileiro pensa sobre a rastreabilidade e como ela deve ser levada a termo”, afirmou Francisco de Castro.
Segundo Letícia, a rastreabilidade é um instrumento positivo, mas é necessário que os custos da implementação também sejam absorvidos ao longo da cadeia. "A rastreabilidade é uma ferramenta que, além de trazer transparência, auxilia o produtor na gestão da atividade. É necessário tornar o tema mais acessível, assim como ofertar ferramentas integradas e de fácil uso."
A conferência também discutiu as estratégias e mecanismos de defesa animal e vegetal, insumos agrícolas, produtos de uso veterinário, inspeção animal e vegetal, educação sanitária, certificação, regulamentação, melhoramento genético, entre outros assuntos.