Neri Geller garante apoio aos produtores rurais do Governo Federal diante de questões climáticas

Publicado em 30/05/2024 15:56

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, palestrou na manhã desta quinta-feira (30) na 4ª Edição da Oeste Rural Show, e garantiu aos produtores rurais todo empenho por parte do Governo Federal para que o setor passe fortalecido pela atual crise provocada por questões climáticas.

“O Governo Federal reconhece a importância do agronegócio para a economia do Brasil. Nesse contexto, nós fizemos várias ações como a abertura de 120 mercados internacionais e credenciando plantas industriais, e aumentando nossas exportações de carne em quase 30%. Avançamos fortemente na questão da produção de etanol e do biodiesel, mudando inclusive a legislação, passando de E27 para E30, que é a mistura de etanol na gasolina. Isso traz um ganho significativo e aumento da produtividade de etanol com consumo do milho que produzimos aqui”, enfatizou Geller.
 

Neri Geller é recebido por Aparecido Flávio de Souza em Oeste Rural Show


O secretário também destacou a criação de linhas de crédito com taxas de juros reduzidas, além da linha de crédito dolarizada, com taxa de 8%, para auxiliar produtores rurais que estão pressionados por dívidas dolarizadas.

“Agora, diante da crise de aviltamento de preço em razão da crise hídrica que nós enfrentamos aqui em Mato Grosso, e em algumas regiões do país, enviamos ao Conselho Monetário Internacional um voto que foi aprovado e alongou todo o investimento dos nossos produtores que têm problema de fluxo de caixa, prazo que encerra neste 31 de maio para o pedido de adesão”, enfatizou.

Geller enfatizou que sai muito feliz da Oeste Rural Show por perceber que, mesmo em um ano desafiador, a feira está sendo realizada, o que demonstra a força dos produtores rurais. “Estamos todos juntos e vamos superar. E a Oeste Rural Show é extremamente importante para Pontes e Lacerda e para toda a região, pois precisamos discutir tecnologia, agroindustrialização, conversar sobre crédito e isso se faz de forma convergente com o sindicato, com o setor e o poder público”, pontuou Geller.

O presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Aparecido Flávio de Souza, agradeceu a participação do secretário Neri Geller na Oeste Rural Show. “É de suma importância que todos os poderes tenham consciência da importância do agronegócio para a economia brasileira. A Oeste Rural Show é um espaço de fortalecimento do nosso setor e no qual o debate de políticas públicas é essencial, pois a produção de alimentos não pode parar”.

Fonte: Oeste Rural Show

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção recorde de soja pode gerar complicações logísticas e fretes caros; enquanto boi gordo aguarda consumo da segunda quinzena
Preços do petróleo devem sofrer com excesso de oferta em 2025 e 2026, diz AIE
Balança Comercial: São Paulo lidera exportações agropecuárias e registra superávit de R$150 bi em 2024
Importação de óleo de palma pela Índia cai 41% ante mês anterior, para nível mais baixo em 9 meses
Agricultura pode ser o grande vencedor da COP 30, mas sem articulação pode ser um perdedor terrível, diz Roberto Rodrigues
Soja sobe forte com perdas nas safras de Brasil e Argentina; café também reage em NY
undefined