Câmara aprova urgência para projeto que concede anistia para agricultores gaúchos atingidos por catástrofe

Publicado em 21/05/2024 17:14

Foi aprovado nesta terça-feira (21), no Plenário da Câmara dos Deputados, o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 1536/2024, de autoria dos deputados Luciano Zucco (PL-RS) e Rodolfo Nogueira (PL-MS). A proposta concede anistia aos produtores rurais gaúchos e suspende o pagamento das parcelas de custeio e investimento pelo prazo de 2 (dois) anos. O texto estabelece ainda a criação de linha de crédito para catástrofes naturais e regulamenta renda mínima aos agricultores.

Segundo Zucco, entre as tantas emergências para atender no Rio Grande do Sul, uma delas é a situação crítica dos produtores rurais que perderam safra, animais, silos e equipamentos por conta da força das chuvas torrenciais. “O cenário é de terra arrasada, literalmente. E as respostas para essa tragédia devem ser para anteontem. São perdas incalculáveis para nossa agropecuária. E os homens e mulheres do campo precisam desse suporte mínimo, que é a suspensão das linhas de financiamento, crédito emergencial e uma renda mínima para a agricultura familiar”, destacou o parlamentar. Segundo Zucco, o setor produtivo gaúcho está à beira do colapso.

O requerimento de urgência acelera a tramitação de um Projeto de Lei, permitindo que ele seja aprovado diretamente no Plenário. O mérito da proposta deve ser votado nesta quarta-feira (22). Se aprovado, segue diretamente para análise do Senado.

Fonte: Assessoria Dep. Luciano Zucco

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia