Lavouras da Ucrânia saíram praticamente ilesas após geada, diz meteorologista

Publicado em 21/05/2024 08:00

Por Pavel Polityuk

KIEV (Reuters) - As recentes geadas no leste, no norte e no centro da Ucrânia não causaram danos significativos às plantações de grãos e oleaginosas, informou um meteorologista do governo ucraniano nesta terça-feira.

A Ucrânia sofreu várias ondas de geada entre 1º e 16 de maio, disse Tetiana Adamenko, chefe do departamento de agricultura do órgão de meteorologia, acrescentando que as geadas de maio são uma ocorrência comum.

"Há alguns danos às primeiras mudas de milho e girassol, mas são todos muito localizados. Até o momento, não temos informações de que as plantações tenham morrido", disse Adamenko.

Na segunda-feira, a consultoria ucraniana APK-Inform citou cientistas agrícolas dizendo que as recentes geadas severas nas regiões norte e leste da Ucrânia poderiam reduzir a colheita de grãos e sementes oleaginosas deste ano.

As geadas danificaram as plantações de trigo, cevada, colza e ervilha, disseram os cientistas, acrescentando que 20% a 30% da produção poderia ser perdida.

Adamenko, no entanto, diz que a geada foi insignificante e não poderia ter matado as plantas.

"O trigo e outros cereais são culturas tolerantes à geada e devem ser capazes de enfrentar pequenas geadas", disse ela. "Para que a planta morra, a temperatura deve cair abaixo de 9 graus Celsius, o que não aconteceu."

Adamenko disse que a situação na Ucrânia era muito melhor do que na Rússia, onde a geada danificou áreas significativas.

Um regime de emergência permanece em vigor em uma dúzia de regiões russas, com o Ministério da Agricultura da Rússia estimando que 900.000 hectares precisam ser replantados, o que equivale a cerca de 1% da área total de cultivo.

O Ministério da Agricultura da Ucrânia disse na segunda-feira que sua previsão de safra permaneceu inalterada, mas poderá ser revisada em junho. O ministério previu a colheita combinada de oleaginosas e grãos para 2024 em 74 milhões de toneladas, abaixo dos 82 milhões de toneladas do ano passado.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China ataca o Canadá com investigação antidumping sobre importações de canola em resposta às tarifas de veículos elétricos
Safra de verão em SC: Epagri/Cepa estima aumento na produção das principais culturas agrícolas
Rio Grande do Sul é o primeiro Estado a conseguir adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal
Agrodefesa realiza treinamento de captura de morcegos hematófagos em Goiás
Mapa divulga informações sobre ata de registro de preços
Conexão Campo Cidade destaca importância de Roberto Rodrigues para desenvolvimento da agricultura brasileira