Endividamento Rural no RS: O que há de concreto e de propostas até o momento

Publicado em 21/05/2024 07:52
Por Francisco Torma, advogado do agronegócio

RESOLUÇÃO 5.123 CMN: Possibilita a prorrogação da parcela de 2024 das operações de investimento de produtores gaúchos de soja, milho e pecuária de leite. A parcela vai para o fim do contrato ou é diluída nas demais, a depender do vencimento final do contrato. Paga-se o juro do ano somente. Formalização até 31/05/2024 (OBS. Essa resolução já estava em vigência antes mesmo das enchentes e foca na incapacidade de pagamento por conta da queda no preço das commodities).

CIRCULAR 18/2024 BNDES: Confirma a prorrogação da Resolução 5.123 CMN no âmbito das operações contratadas com recursos do BNDES.

RESOLUÇÃO 5.132 CMN: Possibilita a prorrogação das operações de crédito rural que vencem entre 01/05/2024 e 14/08/2024 para 15/08/2024. O empreendimento rural deve estar estabelecido em município que decretou emergência ou calamidade.

CIRCULAR 25/2024 BNDES: Confirma a prorrogação da Resolução 5.132 CMN no âmbito das operações contratadas com recursos do BNDES.

RESOLUÇÃO 5.135 CMN: Facilita a comunicação remota de perdas no âmbito do PROAGRO.

BANCOS: Banrisul informa a adesão automática à prorrogação da Resolução 5.132 do CMN (até 15/08). Não é necessário fazer a solicitação. Sicoob anunciou a prorrogação das operações de crédito rural vencidas e vincendas entre 29/04 e 31/05 por 180 dias e a prorrogação das parcelas de investimento com recursos do BNDES e Finame vencidas em 15/05 nos termos das regras do BNDES. Sicredi anunciou a prorrogação de parcelas de crédito rural (não indicou o prazo) e o cancelamento do protesto automático de operações vencidas. Outras instituições comunicam medidas de facilitação das renegociações caso a caso.

MEDIDA PROVISÓRIA 1.216: Autoriza o Poder Executivo a conceder descontos em operações de crédito no âmbito do PRONAF e PRONAMP. A matéria ainda precisa ser disciplinada pelo Ministério da Fazenda.

MCR 2.6.4: O Manual de Crédito Rural possibilita a prorrogação de operações de crédito rural de produtores que perderam a capacidade de pagamento por conta de situações adversas do clima, como as enchentes. A solicitação de prorrogação deve ser feita antes do vencimento da operação.

Importante: Moratórias, linhas de crédito a juros reduzidos e securitização das operações de crédito rural são propostas e não existe nada de concreto ainda a respeito disto.

Instagram: @franciscotorma.adv

Fonte: Dr. Fancisco Torma

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia