ShowTec: novidades para os cultivos do MS

Publicado em 15/05/2024 16:25
Novos fungicidas da família Revysol® para soja e milho são destaques da BASF

Entre os dias 21 e 23 de maio, em Maracaju (MS), a BASF estará presente na ShowTec, a maior feira para a agricultura da região. O Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior área plantada na safra 23/24 nos principais cultivos, como soja e milho, o que expressa a importância da região para a agricultura nacional.

Assim como os demais estados brasileiros, o MS também sofreu com as atuais condições climáticas adversas, sob influência do fenômeno El Niño, que impactaram as formas de lidar com pragas e doenças nas lavouras. Por isso, a escolha adequada de sementes, proteção de cultivos e ferramentas digitais têm sido cada vez mais importante para a produtividade das culturas.

“O clima irregular prejudicou algumas áreas do estado, e sabemos que foi uma safra desafiadora para os agricultores. A BASF está ao lado dos produtores nessa jornada, sempre dispondo de novas alternativas para driblar problemas que não conseguimos controlar, como o tempo. É por isso que investimos cerca de 900 milhões de euros por ano para pesquisa e desenvolvimento de produtos, serviços e inovações que levam ao campo maior produtividade e rentabilidade“, declara Graciela Mognol, diretora de Marketing para o Sistema de Cultivo de Soja da BASF

Lançamentos para o milho na família Revysol®

Três soluções da família Revysol®, ingrediente ativo lançado globalmente pela empresa no último ano, devem ser os grandes destaques na ShowTec. Para  o manejo de doenças no milho, a empresa indica o fungicida Melyra® voltado para o controle de uma série de doenças que prejudicam o desenvolvimento das lavouras, como a diplodia (mancha de macrospora) e turcicum (helmintosporiose).

“Melyra® traz em sua formulação o ingrediente ativo Revysol® com a tecnologia Power Flex®, um método de ação totalmente novo, seletivo e adaptável às doenças, com rápida absorção e distribuição equilibrada pelas folhas. Este fungicida é o novo aliado para o manejo de importantes doenças que comprometem o potencial produtivo dos híbridos modernos”, explica João Marinho, gerente de Sistema de Cultivo Milho da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.  

Soja conta com novidades

A empresa indica soluções inovadoras voltadas para a próxima safra de soja. Os fungicidas Belyan® e Keyra®, que também contam com o ingrediente ativo Revysol®, são indicados para diferentes estágios da cultura: Belyan® é destinado às primeiras aplicações na soja, com caráter preventivo contra doenças. Keyra® é indicado para as aplicações de final de ciclo.

Ambos oferecem uma ampla gama de benefícios, incluindo controle contra as principais doenças da soja, como a cercospora e a ferrugem. Belyan® também atua contra a mancha alvo e a podridão dos grãos. “Cada folha importa para o pleno potencial produtivo da planta, e é por isso que destacamos esses lançamentos, que são, acima de tudo, extremamente seletivos. Belyan® é a melhor base para um manejo com fungicidas que o produtor poderá ter, e Keyra® finaliza o ciclo de aplicações garantindo produtividade até a colheita”, comenta Daniel Holzhausen, gerente de Marketing de produto Soja da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.

Já nas novidades em sementes de soja, a BASF leva as marcas Credenz®, que completa 10 anos de lançamento em 2024, e SoyTech™, com opções de alto potencial produtivo, que entregam estabilidade e ampla adaptabilidade, alto peso de grão, arquitetura de planta, resistências aos nematoides e performance genética contra a podridão de grãos.

Novas ferramentas digitais

Na área de agricultura digital, o xarvio® Digital Farming Solutions, marca de soluções digitais para a agricultura, levará à feira ferramentas para contribuir com o manejo mais otimizado e assertivo desde o planejamento até a colheita.

Um dos lançamentos da marca é a Gestão Nutricional do Talhão, que chega para elevar a produtividade do sistema de cultivo soja-milho, por meio de um pacote de ferramentas para todas as etapas da nutrição. A tecnologia utiliza mapas como base de um método inovador para conhecer as zonas do talhão de forma mais eficaz, rápida e prática. O resultado é uma coleta otimizada de solo e uma recomendação digital de fertilizantes e corretivos de pH em taxas variáveis. A nova solução proporciona uma economia de 40% nos custos de coleta e análise de solo enquanto proporciona um aumento médio de produtividade de 1,18% para o cultivo da soja e 4,37% para o cultivo do milho.

A solução de Semeadura em Taxa Variável do xarvio® contribui para aumentar a produtividade e a rentabilidade do agricultor de soja, milho e algodão. Sua tecnologia mapeia o potencial produtivo de cada parte do talhão, com base em imagens de satélite. Isso permite ao produtor realizar o plantio em taxa variável, otimizando a densidade de semeadura de acordo com o potencial produtivo de cada região. Em campos experimentais, os resultados das últimas safras são expressivos: 2,2% de incremento médio na produtividade de soja, 5,4% na produtividade de milho e 2,4% na produtividade do algodão.

Além dos lançamentos, a solução de Mapeamento Digital de Plantas Daninhas também é um dos destaques. Com essa ferramenta, o agricultor consegue otimizar, em média, 61% dos recursos utilizados – entre defensivos agrícolas, água, hora máquina, combustível etc. –  no manejo de daninhas em pós emergência da soja e algodão e em média 80% para o cultivo da cana-de-açúcar a partir da aplicação localizada de herbicidas. “Em uma safra tão desafiadora, economia de recursos é uma das prioridades dos agricultores. Nesse sentido, o monitoramento das lavouras é um grande diferencial para o agricultor que busca produzir mais com menos”, afirma Ricardo Arruda, líder de Agronomia Tecnológica do xarvio® Digital Farming Solutions no Brasil.

 

Sobre o ShowTec

Datas: 21 a 23 de maio

Local: Estrada da Usina Velha, km 02 - Maracaju / MS

Website: https://portalshowtec.com.br/

 

Fonte: Comunicação BASF

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia