Presidente da Emater-MG assume vice-presidência da Asbraer

Publicado em 14/05/2024 16:33

Em sua 36ª Assembleia Geral Extraordinária, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 13, a Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) elegeu seu novo Conselho Diretor. O presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, assumiu o comando da instituição, tendo ao seu lado o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, na vice-presidência de Ater e Regularização Fundiária e Gilson dos Anjos, da Emdagro-SE, na vice-presidência de Pesquisa Agropecuária.

"É com grande satisfação que recebo a função de vice-presidente Nacional da Assistência Técnica, Extensão Rural e Regularização Fundiária da Asbraer. É uma entidade que conta com 31 associadas, e a Emater-MG contou com a confiança de todos os colegas para receber essa função de articulação, de diálogo e de construção a nível nacional para que possamos lutar pelo fortalecimento e desenvolvimento da ATER pública governamental no Brasil", afirmou o diretor-presidente da Emater-MG e, agora, o vice-presidente da Asbraer.

Otávio Maia preside a Emater-MG desde 2021. O novo vice-presidente da Asbraer é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. É servidor público de carreira de Minas Gerais, com mais de 19 anos de experiência. Já atuou nas secretarias de Estado de Fazenda, de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento e Gestão. O dirigente tem mestrado em Economia de Empresas, pós-graduação em Gestão Pública e graduação em Administração, com habilitação em Administração Pública, pela Fundação João Pinheiro (FJP).

Como servidor público, já ocupou os cargos de subsecretário de Gestão da Estratégia Governamental, assessor de Desestatização e superintendente de Gestão e Apoio a Políticas Estratégicas. Além de atuar nas áreas de gestão financeira, gestão estratégica e de políticas de inovação institucional, Maia também tem experiência em parcerias com o Terceiro Setor.

Ações

Sob a gestão de Otávio Maia, a Emater-MG realizou muitas atividades e entregas relevantes para a sociedade mineira. Um dos destaques é a plataforma de vendas on-line É do Campo (www.edocampo.com.br), que comercializa produtos da agricultura familiar. O É do Campo tem por objetivo ampliar as vendas da agricultura familiar, por meio do comércio on-line.

Na parte de obras, a Emater-MG também foi responsável por duas entregas importantes: a correção do vazamento de um canal no Jaíba e o desassoreamento de 20 barragens no Bananal, em Salinas. A Emater-MG tem trabalhado, ainda, pela valorização dos produtos mineiros por meio do Concurso Estadual de Queijos Artesanais de Minas Gerais e do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Outra iniciativa cultural importante, foi a inauguração do Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli, na sede da empresa em Belo Horizonte e que resgata a memória da extensão rural em Minas.

As parcerias como a estabelecida com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), também fazem a diferença. O contrato tem por foco o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo alimentos de qualidade e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

Seca

A Emater-MG também realizou a doação de sementes de feijão para produtores rurais atingidos pela forte estiagem dos últimos meses. Foram beneficiadas mais de 12 mil famílias de agricultores, principalmente das regiões Norte, Noroeste, e dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. As sementes serão destinadas a 254 municípios mineiros.

Fonte: Emater-MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia