CNA mostra importância de política de estado para fertilizantes

Publicado em 10/05/2024 10:40
Seminário reuniu, na quarta (8), representantes de setores econômicos

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (8), do Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos.

No evento, representantes de setores econômicos debateram os rumos do Programa Nova Indústria Brasil e sua relação com os minerais estratégicos.

O diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, falou sobre o ponto de vista do setor agropecuário e as expectativas da Confederação em relação à redução da dependência externa de fertilizantes.

“O passado recente expôs um ponto crítico já muito debatido no agro que é a produção nacional de fertilizantes. Importamos mais de 85% dos fertilizantes utilizados no país. Essa dependência nos coloca em uma situação de fragilidade e compromete nossa soberania”, afirmou.

Segundo Maciel Silva, a produção nacional de fertilizantes é estratégica para a segurança alimentar do país e uma ampla janela de oportunidade para geração de emprego e renda no país.

“A mineração, o setor agropecuário e, sobretudo o estado, precisam unir esforços em prol desse objetivo. O plano nacional de fertilizantes já é uma sinalização clara de que é possível e já concentra os principais atores. Com eficiência, poderemos percorrer um caminho para o desenvolvimento sustentável da cadeia de fertilizantes nacional”.

Também participaram do painel representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdia), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Abquim; Ministério da Indústria, Comércio e Serviços e da Weg.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Presidente da CNA recebe embaixador da Nova Zelândia
Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito