Mapa avança em novos acordos comerciais com o Vietnã durante missão

Publicado em 25/03/2024 08:04
Pais asiático foi o quinto maior consumidor dos produtos agrícolas brasileiros em 2023

Em uma iniciativa estratégica para fortalecer as relações agropecuárias entre o Brasil e o Vietnã, uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve no país asiático nesta semana e conquistou importantes avanços nas relações bilaterais.

Liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, a comitiva brasileira, que também incluiu empresários e associações do agro, participou de uma série de encontros, seminários e reuniões em Hanoi e Ho Chi Minh com o propósito de fortalecer as relações comerciais entre os dois países.

As atividades tiveram início com a abertura da 12ª edição da Feira “Food and Hotels Vietnam”, em 19 de março, com a participação de mais de 300 empresas de 27 países. Na sequência, as autoridades brasileiras realizaram uma visita técnica na JBS Couros, no Vietnã, que tem exportado para o mundo todo. 

Outra ação importante com os vietnamitas ocorreu durante o Seminário Comercial Brasil-Vietnã em Hanói, considerado a maior iniciativa de promoção comercial já realizada pelo Brasil naquele país. O evento, promovido em parceria com a Apex e o Ministério das Relações Exteriores, reuniu mais de 150 empresários brasileiros e vietnamitas e contou com a presença do vice-ministro da Agricultura do Vietnã, Phung Duc Tien, que destacou o potencial para o aumento da cooperação e do comércio entre os países.

Já na quinta-feira (21), foi realizada uma reunião com o vice-ministro do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã, Sr. Phung Duc Tien, focada em temas sanitários, fitossanitários e de cooperação. Ambas as partes expressaram o desejo de expandir a cooperação, a parceria e o comércio, considerando o encontro um marco nas relações bilaterais agropecuárias Brasil-Vietnã. A delegação do Mapa apresentou as demandas brasileiras, incluindo a abertura do mercado vietnamita para produtos como carne bovina, farinhas de origem bovina e pés de frango, além da atualização do certificado sanitário para a exportação de carne de aves, permitindo a regionalização. 

"Os avanços nas discussões indicaram um importante progresso nas negociações comerciais entre nossos países, sinalizando uma aproximação bem-sucedida e a possibilidade de novas aberturas de mercado, que até então estavam travadas, em um futuro próximo. A missão ao Vietnã representou uma grande na retomada das negociações e na promoção das relações comerciais bilaterais entre o Brasil e o Vietnã. Em breve teremos boas notícias", ressaltou Perosa. 

Nesta sexta-feira (22), com a participação de representantes das associações ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), PeixeBR (Associação Brasileira de Psicultura) e CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) foram discutidas com o presidente da Vietnam Chamber of Commerce and Industry (VCCI), Pham Tan Cong, as possibilidades de aumento das trocas comerciais entre os países e a aproximação entre os setores privados. Na ocasião, Perosa convidou as lideranças do VCCI a visitar o Brasil com comitiva empresarial.

Em 2023, o Vietnã foi o quinto maior consumidor dos produtos agrícolas brasileiros, com exportações brasileiras totalizando US$ 3,52 bilhões. Dentre esses produtos, cereais, farinhas, preparações e o complexo da soja representaram 72% do total exportado. No mesmo período, o Brasil importou mais de US$ 200 milhões em produtos do Vietnã. 

Além do secretário da SCRI, a delegação do Mapa também é composta pelo diretor de Promoção Comercial e Investimento, Marcel Moreira, pelo coordenador-geral de Promoção Comercial, Dalci de Jesus Bagollin, e pelo adido agrícola no Vietnã, Juliano Vieira. A missão prossegue agora para Bangkok, na Tailândia, e Phnom Penh, no Camboja.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Federação da Agricultura de Sergipe lamenta mudanças do Proagro que inviabilizam produção no estado
Mapa anuncia a liberação de recurso adicional exclusivo para o seguro rural no Rio Grande do Sul
Agricultura familiar impulsiona geração de renda no Pará
Governo de SP regulariza terras e promove ações que fortalecem a agricultura familiar no oeste paulista
Uso de boro na nutrição de grandes culturas potencializa produtividade, mas requer atenção na aplicação
Possível aumento de imposto de fungicida importado causaria "efeito dominó", alerta Abramilho