Bayer nega alegação da Aprosoja-MT de que STF ordenou restituição de R$10 bi em royalties

Publicado em 13/03/2024 08:23

SÃO PAULO (Reuters) - A Bayer negou na terça-feira a alegação da associação de produtores Aprosoja-MT de que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha ordenado a companhia a restituir mais de 10 bilhões de reais em royalties aos produtores do Mato Grosso.

O caso, que está relacionado a uma disputa judicial no Brasil sobre extensões de patentes por mais de 20 anos, é o capítulo mais recente de uma batalha entre a Bayer e agricultores brasileiros, que lançaram várias ações judiciais contra a empresa.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) disse em um comunicado que o STF ordenou que a Bayer devolvesse aos agricultores os royalties que eles pagaram desde 2018 relacionados a duas patentes da tecnologia conhecida como Intacta RR2 PRO.

A tecnologia foi criada pela Monsanto, que posteriormente foi adquirida pela Bayer.

A Aprosoja-MT calculou o valor a ser pago em 10 bilhões de reais, com base em uma média de 2 bilhões de reais por ano desde 2018, disse à Reuters Sidney Pereira, advogado da Aprosoja-MT no caso. Parte desse valor já havia sido depositado como garantia legal pela Bayer após uma decisão judicial no ano passado, acrescentou.

A Bayer, por outro lado, interpretou a decisão do tribunal de forma diferente.

A empresa disse em um comunicado que a decisão apenas afirma sua obrigação de continuar a apresentar uma garantia processual na ação judicial, caso perca a disputa no futuro.

A empresa disse que a decisão de terça-feira não está relacionada ao mérito do caso, que, segundo ela, ainda não foi decidido.

O advogado da Aprosoja-MT, Pereira, discordou da Bayer, dizendo que a Aprosoja-MT agora buscará a execução da ordem de pagamento.

O STF não respondeu a um pedido de comentário fora do horário normal de trabalho.

(Reportagem de André Romani e Patricia Vilas Boas; reportagem adicional de Ana Mano e Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defensivos agrícolas em pauta: Câmara debate neonicotinóides e seus impactos no campo e no meio ambiente
Carta Aberta de representantes da cadeia produtiva brasileira em resposta ao CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul
FPA cobra ações no Congresso Nacional contra barreiras comerciais francesas ao agro brasileiro
Diretor da Abbins atualiza sobre regulamentação da produção de bioinsumos on farm no Brasil
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Mercado de Carbono, Logística, Seguro Agrícola, COP29, China, Carrefour e Argentina
ARP#365 - Caminhos para a pecuária do futuro
undefined