Deputada Caroline de Toni é eleita presidente da CCJC da Câmara

Publicado em 07/03/2024 17:36
A parlamentar é a primeira mulher catarinense a liderar a principal comissão da Casa

Coordenadora jurídica da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a deputada Caroline de Toni (PL-SC) foi eleita nesta quarta-feira (6), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados para comandar o colegiado este ano. 

Com 49 votos, a parlamentar torna-se a primeira mulher catarinense a assumir o comando da mais importante comissão da Casa, um marco significativo para a representação feminina na política do estado. No seu discurso de posse, Carol de Toni destacou que sua gestão será pautada pela Constituição da República e pelo Regimento Interno da Câmara dos Deputados, priorizando uma agenda legislativa que atenda às reais necessidades da sociedade. 

“É uma honra muito grande assumir o maior colegiado de comissões da casa, e podem ter certeza que encararei com muita responsabilidade essa posição institucional, com uma gestão com transparência, equilíbrio, ouvindo todas as bancadas, como tem que ser, respeitando a proporcionalidade partidária, princípio balizador de todo o regimento”, afirmou a parlamentar. 

Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), parabenizou a deputada pela vitória, destacando sua atuação como coordenadora jurídica da bancada. “Caroline de Toni é uma parlamentar dedicada e competente, sua eleição para presidir a CCJ é uma conquista não apenas para a FPA, mas para todo o Congresso Nacional”, afirmou Lupion.

Como representante comprometida com o setor agropecuário, Carol De Toni tem se destacado por sua atuação em defesa dos produtores rurais afetados pelas demarcações de terras indígenas. Sua participação na Frente Parlamentar da Agropecuária e na CPI do MST em 2023 evidencia seu empenho em garantir o direito à propriedade, a segurança jurídica e em impedir invasões ilegais de terras, demonstrando assim seu compromisso com a justiça e equidade no campo.

A deputada assume a presidência da CCJ com a promessa de promover um debate equilibrado e representativo. “A gente não consegue ter estabilidade e segurança jurídica no país com tantas leis. Então precisamos discutir projetos que realmente tragam autonomia, independência e liberdade para o povo brasileiro”, explicou a nova presidente. 

Biografia
Carol de Toni, como é conhecida, é catarinense, nascida em Chapecó, advogada por profissão, mestre em Direito Público e ativista conservadora desde 2010. Foi reeleita Deputada Federal por Santa Catarina em 2022, tendo sido a mais votada da história do estado com 227.632 votos (5,72%). Em 2023 foi considerada a parlamentar mais oposicionista do Congresso, segundo dados do Radar do Congresso.

Em 2023, foi presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, onde representou os 16 deputados e 3 senadores de SC. Atua firmemente na defesa da vida, das liberdades de expressão e de imprensa e na defesa da propriedade privada. 

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prazo para Declaração Anual de Rebanho termina na quarta-feira (31)
Com aumento de exportações do agronegócio, o maior beneficiado é o abastecimento interno
Manejo adequado é chave para desenvolvimento sustentável do setor florestal
Agro e Prosa Episódio 799 - A realidade do médio produtor rural no estado do Mato Grosso
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Newcastle, Cannabis, Exportação de Carne, Rio Grande do Sul, Embrapa Soja e Embrapa Cerrados
ARP#348 - I.A. na agricultura: um caminho sem volta