Senado analisará projeto que classifica produtos de alimentação animal como bens essenciais

Publicado em 21/02/2024 15:52
A proposta ressalta a importância desses produtos para a sobrevivência dos animais, colocando em pauta a necessidade de regularizar a tributação para evitar custos elevados

O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) lidera um Projeto de Lei Complementar (PL 195/23) que redefine os produtos de alimentação animal como itens essenciais. A proposta deve ser analisada, em breve, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, da qual o parlamentar é o vice-presidente.

Segundo Bagatolli, a proposta equipara os produtos de alimentação animal aos bens essenciais, assim como os itens encontrados na cesta básica. “Isso significa que tais produtos não serão mais considerados supérfluos, seguindo o exemplo dos combustíveis e do gás de cozinha”, explica o senador.

A mudança mais significativa da proposta diz respeito ao tratamento tributário desses produtos. Atualmente, a alíquota modal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os bens essenciais é de até 18%.

Bagattoli ressalta que a inclusão desses produtos na categoria de bens essenciais é justificada pela sua própria natureza. “Já deveriam ser considerados essenciais, pois são vitais para evitar a inanição dos animais, incluindo aqueles que são parte integrante da nossa pecuária, como bovinos, suínos e aves”, argumenta o parlamentar.

O PLC 195/2023, de autoria do senador Cleitinho (Republicanos-MG), está em tramitação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, com Bagattoli atuando como relator. Esta iniciativa busca garantir uma consideração adequada e reconhecimento legal para os produtos essenciais destinados à nutrição animal.

Fonte: Agência FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila
undefined