Agro Plus: programa de assistência agrícola chega a mais dois estados

Publicado em 21/02/2024 15:15
Com entrada em S. Paulo e Paraná, iniciativa agora está presente em 12 estados brasileiros

Auxiliar o produtor rural no cumprimento das legislações que regulamentam o meio ambiente, gestão de resíduos, construções rurais, saúde e segurança no trabalho, este é o objetivo do Agro Plus, maior programa privado de assistência técnica agrícola do país.

Coordenado nacionalmente pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), com a recém-chegada a São Paulo e Paraná, o Agro Plus passa a atuar em 12 estados brasileiros. As atividades em solos paulista e paranaense acontecem por meio de parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A renomada instituição conta com aproximadamente 10 mil alunos e mil docentes. O Campus abriga os Centros de Ciências Exatas, Humanas e Biológicas, nos quais estão alocados 30 Departamentos Acadêmicos que oferecem 40 cursos de graduação. A região na qual será aplicado o Agro Plus tem características ambientais interessantes, com remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, sendo uma das regiões do Estado de São Paulo com os maiores índices de preservação da vegetação nativa.

De acordo com o IBGE (2023), ao analisar a soma das áreas plantadas com algodão, cana, milho e soja, culturas amplamente atendidas pelo Agro Plus, é possível constatar que o Paraná ocupa a segunda posição em nível nacional, com um total de 9,25 Mha cultivados, com destaque para a soja (5,67 Mha). Já São Paulo ocupa a terceira posição, com um total de 7,60 Mha, sendo 5,50 Mha dedicados à cana-de-açúcar.

O diretor de Sustentabilidade da ABIOVE, Bernardo Pires, destaca a importância de expandir o programa para essas grandes regiões produtoras. “O propósito principal é engajar o Agro Plus em projetos de extensão e pesquisa voltados aos agricultores. É uma oportunidade de disseminar as melhores práticas, estimular a produção sustentável e ampliar as oportunidades econômicas com a implementação de novas técnicas de manejo, gestão ambiental, gestão econômica e financeira do empreendimento rural, além de promover a qualidade de vida dos trabalhadores rurais e das comunidades locais.”

Por meio de um check list completo com mais de 250 indicadores, os técnicos do Agro Plus vão até as propriedades rurais para diagnosticar a realidade de cada uma delas no intuito de aperfeiçoar a gestão como um todo, seja na parte ambiental, social e econômica. Do respeito ao meio ambiente, passando pelo cumprimento da legislação vigente, sustentabilidade social e controle financeiro, os resultados são inseridos em relatório que apontará soluções, caminhos e orientações para melhorar a qualidade de vida nas propriedades e aumentar as oportunidades econômicas.

Com 13 anos de existência, o Agro Plus é gratuito, prático, inclusivo, aplicável e oferece capacitação a produtores rurais das mais variadas culturas por meio da distribuição de materiais didáticos, promoção de cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, regularização ambiental, conservação dos recursos naturais, governança das atividades produtivas e o bem-estar social de trabalhadores e comunidades locais, além de realizar dias de campo e visitas técnicas para análise e monitoramento dos indicadores de desempenho. O programa já atendeu mais de oito mil produtores situados em 12 estados (BA, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PR, PI, RS, SP e TO). Saiba mais em agroplusbrasil.com.br

Fonte: Agro Plus

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Retenciones: "Com muita sorte serão retiradas da soja no ano que vem", diz consultor argentino
Lucro da ADM fica abaixo da expectativa por menor demanda para safras dos EUA e margens fracas
Missão da CNA à Argentina debate regras ambientais da União Europeia
Dow e S&P 500 sobem antes de decisão do Fed e de balanços de grandes empresas de tecnologia
Prazo para Declaração Anual de Rebanho termina na quarta-feira (31)
Com aumento de exportações do agronegócio, o maior beneficiado é o abastecimento interno