ApexBrasil e Abipesca firmam convênio de mais de R$ 8 milhões para elevar o Brasil a uma referência mundial na exportação de pescados
Na próxima terça-feira (20), às 15h30, na sede do Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA) assinarão convênio para o desenvolvimento do projeto setorial Brazilian SeaFood. O objetivo do projeto é elevar o Brasil a uma referência mundial na exportação de pescados. Na cerimônia de assinatura estarão presentes o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o presidente da Abipesca, Eduardo Lobo e outras autoridades.
Com duração de dois anos, o Brazilian Seafood prevê ações de capacitação, promoção comercial e de imagem do setor no comércio internacional. O investimento total é de pouco mais de R$ 8 milhões, sendo R$ 4,8 milhões (60%) de valor ApexBrasil e R$3,2 milhões (40%) de contrapartida da entidade.
Para este ano, o projeto prevê a participação em feiras internacionais, como Seafood Boston e Barcelona e a China Fisheries and Seafood Expo. Também estão previstos eventos estratégicos no Brasil com compradores internacionais, além de iniciativas de capacitação, branding e comunicação. De olho na inclusão de mulheres na exportação, durante o encontro Seafood Brasil, em agosto, o projeto promoverá ainda um Fórum Feminino da Pesca.
O convênio faz parte de um contexto de fortalecimento das iniciativas para internacionalização do setor. Em setembro de 2023, por exemplo, a ApexBrasil realizou o Exporta Mais Brasil Pescados, que promoveu rodadas de negócios entre empresas brasileiras com compradores internacionais. O resultado, após 36 reuniões de negócios, foi de mais de R$ 80 milhões em negócios gerados em até 12 meses. Além disso, em janeiro de 2024, a Agência assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério da Pesca e Aquicultura. O ACT tem a finalidade de ampliar a internacionalização da cadeia produtiva do pescado brasileiropor meio de ações voltadas à qualificação de empresas, inteligência de mercado, promoção comercial e de imagem.