Reino Unido se aproxima de acordo sobre cooperação com força de fronteira da UE

Publicado em 19/02/2024 12:28 e atualizado em 19/02/2024 13:46

LONDRES (Reuters) - O governo do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciará nos próximos dias um acordo de cooperação com a agência de proteção de fronteiras da União Europeia, Frontex, em mais um sinal de descongelamento das relações pós-Brexit.

O porta-voz de Sunak disse nesta segunda-feira que o acordo significará que ambos os lados compartilharão informações sobre gangues envolvidas em imigração ilegal e colaborarão em tecnologias para evitar o tráfico de pessoas.

A Frontex "tem uma visão incomparável da imigração ilegal e do crime transfronteiriço no continente europeu, por isso é obviamente correto que tenhamos essas conversas para chegar a esses acordos de trabalho que nos darão novas maneiras de combater a imigração ilegal", disse o porta-voz de Sunak.

Em um relato de uma ligação entre Sunak e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no domingo, Downing Street disse que um acordo deve ser formalizado nos próximos dias.

Sunak fez da interrupção da chegada de pequenas embarcações que transportam solicitantes de asilo da França uma de suas cinco principais prioridades e espera que uma queda nas chegadas possa ajudar seu Partido Conservador, que está atrás nas pesquisas de opinião, a obter uma vitória inesperada nas próximas eleições gerais no final deste ano.

Embora o Reino Unido tenha firmado acordos bilaterais - incluindo um compromisso recente com a Turquia para desarticular gangues de contrabando de pessoas e combater a imigração ilegal - o país não tem mais acordos de retorno com a UE desde que deixou o bloco.

(Por Andrew MacAskill)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Os produtores estão pagando dívidas com mais dívidas
MS: Commodities garantem superávit de US$ 5 bilhões na balança comercial do Estado
Estoques de óleo de palma da Malásia alcançam máxima em 6 meses após aumento da produção
Tempo seco que provocou vários replantios na safra 23/24 não deve se repetir neste ano, segundo meteorologista
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Incêncios, Carbono, Lei do Desmatamento Zero da Europa e Marco Temporal
Boa Safra expande atuação no Brasil, investe em processos que elevam qualidade das sementes e buscam a personalização no atendimento ao cliente