Produtores rurais investem na soja, impulsionando a diversificação econômica no MS

Publicado em 12/02/2024 10:13
Redação Pantanal News

Em meio a um cenário de transformações no setor agropecuário, produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm protagonizado uma significativa migração para a agricultura. Esta transição reflete não apenas uma busca por novas oportunidades econômicas, mas também uma resposta às demandas do mercado e aos desafios enfrentados pelo setor. Historicamente reconhecido pela sua força na bovinocultura de corte, MS vem se destacando como um polo na produção de grãos, especialmente de soja. Quando comparadas as últimas 10 safras no estado, constata-se um crescimento de aproximadamente 83% da área plantada, saindo de 2,3 milhões de hectares na safra 14/15, para 4,2 milhões na atual safra, segundo informações da Aprosoja/MS, por meio do Siga MS.

No entanto, essa transição não está isenta de desafios. “Os produtores enfrentam questões como a adaptação às novas técnicas de cultivo, a gestão de riscos associados à produção de grãos e à necessidade de investimentos em infraestrutura”, alertou o vice-presidente do Sindicato Rural de Campo, Rochedo e Corguinho – SRCG, Eduardo Monreal.

“A migração de parte dos produtores para a cultura da soja demonstra não apenas a capacidade de adaptação do agronegócio local, mas também a busca por uma diversificação que fortaleça a economia regional. Essa transição é impulsionada por diversas vantagens oferecidas pela agricultura, incluindo a maior rentabilidade por área cultivada e os avanços tecnológicos que tornam a produção mais eficiente e sustentável. É importante o produtor avaliar o risco, ou seja, o investimento que ele vai fazer com a propriedade e trocar para uma situação que ele possa ter visão e segurança”, completou Monreal.

...

Apesar do atual cenário preocupar, em função do achatamento de preço da safra, a soja continua sendo um dos principais influenciadores no desempenho econômico do Estado. Mesmo com a estimativa de uma redução de 7,92% na produção, o grão será responsável pelo crescimento de 5,5% do PIB do Mato Grosso do Sul, como já anunciou o Governo de MS.

Confira a íntegra da reportagem , clique aqui

Fonte: Pantanal News

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fertilizantes e máquinas mais baratos: com a redução do Imposto PAIS na Argentina, agro deve recuperar US$ 500 milhões
Na Expointer, ministro Fávaro destaca a aprovação do PL 25 para a desnegativação dos produtores rurais gaúchos
Diretor de Agronegócios do BB renuncia
ITR 2024: O que o Produtor Rural precisa saber | Ouça o Agro CNA/Senar #137
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | O impacto das queimadas no setor sucroenergetico
Governo do Estado envia projeto do SC Rural 2 para Assembleia Legislativa