Monitoramento agrícola: Chuvas contribuem para o armazenamento hídrico e os cultivos, informa Conab

Publicado em 29/01/2024 08:47

Nas três primeiras semanas de janeiro, chuvas mais regulares e com volumes significativos em grande parte das regiões produtoras do país contribuíram para a recuperação e a manutenção do armazenamento hídrico no solo, possibilitando melhores condições para a safra de 2023/24. A informação é do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a publicação, a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra foram favorecidos. Entretanto, menores índices de chuva e altas temperaturas no Semiárido da região Nordeste e em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná podem ter restringido o desenvolvimento de parte das lavouras.

Na análise dos Índices de Vegetação (IV), o Boletim destacou as áreas com anomalias negativas intensas no norte mato-grossense, devido principalmente à antecipação da colheita da soja, como resultado dos impactos da falta de chuvas e altas temperaturas no início do ciclo.

Nas demais regiões de Mato Grosso e nos outros estados do Centro-Oeste e Sudeste, observa-se um equilíbrio entre as anomalias negativas e positivas dos índices de vegetação. No noroeste rio-grandense, o gráfico de evolução do IV está em ascensão e expressa uma condição mais favorável na safra atual, principalmente em função da frustração das safras anteriores.

Publicado todos os meses, o BMA é resultado da colaboração entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), além de agentes colaboradores que contribuem com dados pesquisados em campo.

O Boletim está disponível na íntegra no site da Conab.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com apoio do governo do estado, produtores rurais se unem para asfaltar 58,4 km da estrada de Alto Horizonte
Governo Federal sanciona política de manejo do fogo
Governo Federal assina decreto que regulamenta as atividades de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária
Anec eleva previsão de exportação de milho do Brasil em julho; reduz para soja e farelo
Com ano safra completo, desembolso do crédito rural chega a R$ 400,7 bilhões
Com foco em "biocompetitividade", agro cobra coordenação público-privada, diz Abag