China espera recorde de 9 bilhões de viagens em feriados do Ano Novo Lunar

Publicado em 26/01/2024 12:44

 

PEQUIM (Reuters) - A China deu início nesta sexta-feira a seu período anual mais movimentado de circulação de pessoas pelo país, com um recorde de 9 bilhões de viagens domésticas que deverão ser feitas durante um período de 40 dias em torno dos feriados do Ano Novo Lunar, previu a mídia estatal.

O número representa quase o dobro das 4,7 bilhões de viagens feitas durante o chamado Festival da Primavera do ano passado, quando as restrições rígidas da Covid-19 foram abolidas.

Milhões de pessoas viajarão de volta para suas cidades natais para se reunir com suas famílias no Ano Novo Lunar, que cai em 10 de fevereiro deste ano, na maior migração em massa do mundo a cada ano.

Cerca de 80% das 9 bilhões de viagens serão rodoviárias, também um recorde, e o restante será feito por trem, avião e barcos, informou a televisão estatal chinesa CCTV.

Cerca de 11 milhões de viagens de trem, o principal meio de transporte na China, são esperadas na sexta-feira. No total serão 480 milhões de viagens de trem em todo o país durante o período de 40 dias, um salto de 38% em relação a 2023 e um aumento de 17% em relação a 2019, antes da pandemia.

Tanto as viagens de trem quanto as viagens aéreas dispararam no primeiro dia do período de viagens deste ano. Os passageiros tiveram dificuldades para conseguir passagens de trem, embora a China tenha a maior rede de alta velocidade do mundo.

Miranda Guo, uma cartunista de 25 anos de uma empresa de tecnologia chinesa com sede em Hangzhou, teve a sorte de conseguir um assento em um trem-bala para Jinan. Mas isso só aconteceu depois de desembolsar 60 iuanes adicionais, 13% do preço da passagem, em um "pacote acelerador" oferecido por aplicativos de reserva de terceiros.

"Acho que está difícil comprar uma passagem este ano, pois quase todos os meus amigos não conseguiram comprar passagens. Muitos deles ainda estão em listas de espera", disse Guo.

Estima-se que as viagens aéreas de passageiros cheguem a 2 milhões na sexta-feira, informou a CCTV. Durante a corrida de viagens deste ano, espera-se que o número de viagens feitas por via aérea aumente para 80 milhões, de acordo com o órgão regulador de aviação da China, um aumento de 9,8% em relação a 2019.

Os aeroportos das maiores cidades da China, Pequim e Xangai, estarão preparados para grandes multidões.

Os dois aeroportos de Xangai, Pudong e Hongqiao, esperam que o tráfego de passageiros aumente 57,6% em relação ao ano anterior no período de 40 dias, enquanto os aeroportos de Pequim registrarão um salto de mais de 60%.

As viagens ao exterior também aumentarão durante o pico de viagens.

As autoridades de aviação da China organizaram mais de 2.500 voos internacionais adicionais para destinos asiáticos, incluindo o Sudeste Asiático, o Japão e a Coreia do Sul.

(Reportagem de Albee Zhang, Qiaoyi Li e Ryan Woo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila
undefined