CNA promove seminário sobre o mercado de castanhas nos países do Golfo
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na quinta (25), o seminário “Conhecendo o Mercado de Castanhas nos Países do Golfo”, voltado para empresários rurais com perfil exportador.
O encontro foi promovido dentro do Programa Agro.BR, desenvolvido pela CNA junto com a ApexBrasil, com o objetivo de ampliar a pauta exportadora brasileira, oferecendo capacitação, apoio em plano de exportação, consultoria personalizada, participação em rodadas de negócios e suporte em escritórios no exterior para os empresários rurais brasileiros.
A consultora da CNA em Dubai (EUA), Ana Fruci, fez uma apresentação sobre o mercado de castanhas nos países do Golfo e os principais desafios, relacionados ao posicionamento, logística e marketing.
“Para atuar nesses mercados, é necessário se diferenciar. Posicionar-se no mercado é um desafio diante das grandes marcas internacionais já consolidadas. Outro desafio é a localização geográfica, que pode dificultar a logística da exportação”, explicou.
Segundo ela, também é preciso apostar em um bom marketing para impulsionar a entrada nos mercados internacionais. “Os nossos escritórios internacionais e regionais podem ser importantes aliados na superação desses desafios. Quem exporta com o Agro.BR pode estar mais perto dos principais players do mercado”, destacou Ana.
Dentre as estratégias apresentadas, a consultora destacou a utilização dos Emirados Árabes Unidos como ponte de acesso aos mercados da região, a participação em feiras e eventos da na região e o monitoramento de tendências de mercados.
“As marcas também precisam se atentar para a embalagem e a rotulagem apropriada para a região e ter certificações de qualidade, o que pode ser o grande diferencial, e também encontrar parceiros locais e distribuidores”, afirmou.
Ao final da apresentação, os empresários puderam esclarecer suas principais dúvidas. De acordo com a assessora de Relações Internacionais da CNA, Larissa Feitosa, os empresários rurais que já participam do Programa Agro.BR vão receber o estudo detalhado sobre o mercado os países do Golfo, além de materiais e consultoria complementar para auxiliar no processo exportador.