Agrodefesa e Mapa fecham parceria para a 8a Conferência Nacional de Defesa Agropecuária

Publicado em 24/01/2024 16:15
Durante encontro em Brasília (DF), representantes das duas instituições alinharam ações para o evento, que será realizado de 4 a 6 de junho, em Goiânia (GO). É a primeira vez que um estado do Centro-Oeste sedia a CNDA

O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta Ramos, se reuniu na última terça-feira (23/01), em Brasília (DF), com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O objetivo do encontro foi alinhar a participação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na 8ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA), que será realizada de 4 a 6 de junho deste ano, no Centro de Convenções de Goiânia. Participaram também da reunião o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, a gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio, e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Lamartine Moreira.

Durante o encontro, o ministro Carlos Fávaro confirmou participação na abertura da Conferência, além de apoio do Mapa no planejamento da programação técnica do evento, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária – órgão subordinado ao Ministério e responsável pela execução das ações de Estado para prevenção, controle e erradicação de doenças animais e de pragas vegetais. Entre os pontos solicitados pelo Mapa para serem abordados na CNDA estão medidas de prevenção e controle à Influenza Aviária e a nova legislação voltada para os agrotóxicos no Brasil.

Para o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o encontro foi bastante relevante e produtivo, especialmente por fortalecer a integração entre Agrodefesa e Mapa. “Já atuamos por meio de várias ações com foco em assegurar a defesa agropecuária em Goiás. Agora, a parceria com o Ministério é voltada para a realização da Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, que pela primeira vez será sediada em um estado da região Centro-Oeste. Com a organização do Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, juntamente com a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), o Mapa e outros parceiros, o evento vai levar informações importantes ao público e proporcionar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido no Estado. Tenho certeza que faremos uma excelente Conferência para todos”, destacou.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart, elogiou a Agrodefesa como um dos órgãos mais atuantes entre as unidades federativas e que lidera a execução de importantes programas de defesa agropecuária no País. Ele citou como exemplo o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), plataforma criada em Goiás e que hoje é referência no País, tendo já sido exportada para 14 estados brasileiros.

8ª CNDA

A Conferência Nacional de Defesa Agropecuária será realizada de 4 a 6 de junho, em Goiânia, com a expectativa de receber mais de 1.500 congressistas de todo o País. A Agrodefesa é apoiadora da realização e está mobilizando diversos parceiros para a realização do evento. Entre os temas que serão abordados na Conferência estão defesa animal e vegetal, insumos agrícolas, produtos de uso veterinário, inspeção animal e vegetal, rede laboratorial, educação sanitária, certificação, regulamentação, melhoramento genético, entre outros assuntos distribuídos em eixos temáticos e reuniões institucionais.

Segundo a gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio – que é também presidente da Comissão Organizadora da 8ª CNDA -, o envolvimento de instituições como Mapa demonstra a relevância da Conferência para o segmento agropecuário brasileiro. “No período de realização do evento, Goiás será a vitrine nacional e até internacional da defesa agropecuária. Por isso, precisamos trabalhar, de forma integrada, para realizar uma Conferência que atenda aos interesses de todos, que leve informação e que proporcione resultados importantes, especialmente para o segmento agropecuário do País”, reforçou.

Fonte: Agrodefesa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Maduro pede telefonema com Lula sobre situação na Venezuela, diz fonte
MP não resolve problemas dos produtores gaúchos
Ovinocultura pagará menos imposto em SC
Mudanças nas regras de óleo de palma da Indonésia não afetarão exportação, diz governo
Com apoio do governo do estado, produtores rurais se unem para asfaltar 58,4 km da estrada de Alto Horizonte
Governo Federal sanciona política de manejo do fogo