Agrodefesa e Mapa fecham parceria para a 8a Conferência Nacional de Defesa Agropecuária
O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta Ramos, se reuniu na última terça-feira (23/01), em Brasília (DF), com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O objetivo do encontro foi alinhar a participação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na 8ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA), que será realizada de 4 a 6 de junho deste ano, no Centro de Convenções de Goiânia. Participaram também da reunião o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, a gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio, e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Lamartine Moreira.
Durante o encontro, o ministro Carlos Fávaro confirmou participação na abertura da Conferência, além de apoio do Mapa no planejamento da programação técnica do evento, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária – órgão subordinado ao Ministério e responsável pela execução das ações de Estado para prevenção, controle e erradicação de doenças animais e de pragas vegetais. Entre os pontos solicitados pelo Mapa para serem abordados na CNDA estão medidas de prevenção e controle à Influenza Aviária e a nova legislação voltada para os agrotóxicos no Brasil.
Para o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o encontro foi bastante relevante e produtivo, especialmente por fortalecer a integração entre Agrodefesa e Mapa. “Já atuamos por meio de várias ações com foco em assegurar a defesa agropecuária em Goiás. Agora, a parceria com o Ministério é voltada para a realização da Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, que pela primeira vez será sediada em um estado da região Centro-Oeste. Com a organização do Governo de Goiás, por meio da Agrodefesa, juntamente com a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), o Mapa e outros parceiros, o evento vai levar informações importantes ao público e proporcionar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido no Estado. Tenho certeza que faremos uma excelente Conferência para todos”, destacou.
O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart, elogiou a Agrodefesa como um dos órgãos mais atuantes entre as unidades federativas e que lidera a execução de importantes programas de defesa agropecuária no País. Ele citou como exemplo o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), plataforma criada em Goiás e que hoje é referência no País, tendo já sido exportada para 14 estados brasileiros.
8ª CNDA
A Conferência Nacional de Defesa Agropecuária será realizada de 4 a 6 de junho, em Goiânia, com a expectativa de receber mais de 1.500 congressistas de todo o País. A Agrodefesa é apoiadora da realização e está mobilizando diversos parceiros para a realização do evento. Entre os temas que serão abordados na Conferência estão defesa animal e vegetal, insumos agrícolas, produtos de uso veterinário, inspeção animal e vegetal, rede laboratorial, educação sanitária, certificação, regulamentação, melhoramento genético, entre outros assuntos distribuídos em eixos temáticos e reuniões institucionais.
Segundo a gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio – que é também presidente da Comissão Organizadora da 8ª CNDA -, o envolvimento de instituições como Mapa demonstra a relevância da Conferência para o segmento agropecuário brasileiro. “No período de realização do evento, Goiás será a vitrine nacional e até internacional da defesa agropecuária. Por isso, precisamos trabalhar, de forma integrada, para realizar uma Conferência que atenda aos interesses de todos, que leve informação e que proporcione resultados importantes, especialmente para o segmento agropecuário do País”, reforçou.