IPPA/Cepea: Em 2023, preço ao produtor agropecuário cai 16,4%; queda fica acima da observada ao índice da FAO

Publicado em 24/01/2024 14:34

Ainda que no último trimestre de 2023 os preços pagos aos produtores agropecuários tenham mostrado certa reação, no balanço do ano, o movimento foi de queda – e intensa. Inclusive, a baixa em 2023 ficou acima da observada para os preços internacionais dos alimentos.

Segundo cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, o IPPA/Cepea (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) caiu expressivos 16,4% em 2023 em relação ao ano anterior. Na mesma comparação, os preços internacionais dos alimentos (Índice da FAO) recuaram 13,7%; os industriais (IPA-OG-DI produtos industriais), 4,5%; e a taxa de câmbio (R$/US$), 3,3%.

De acordo com pesquisadores do Cepea, a baixa do IPPA/Cepea no balanço do ano se deve à significativa baixa observada para IPPA-Grãos/Cepea, de 22,5%, mas também aos recuos observados ao IPPA-Pecuária/Cepea, de 11,1%, e ao IPPA-Cana e Café/Cepea, de 7,8%. Já para o IPPA-Hortifrutícolas/Cepea, foi registrada elevação nominal ao longo de 2023, de 5,9%.

Ressalta-se que, no último trimestre de 2023 (de outubro a dezembro) frente ao anterior (de julho a setembro de 2023), o IPPA/Cepea registrou alta, de 2,4%. Essa reação esteve atrelada aos avanços observados para os índices que agrega grãos, hortifrútis e cana-café, tendo em vista que o pecuário recuou.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Maduro pede telefonema com Lula sobre situação na Venezuela, diz fonte
MP não resolve problemas dos produtores gaúchos
Ovinocultura pagará menos imposto em SC
Mudanças nas regras de óleo de palma da Indonésia não afetarão exportação, diz governo
Com apoio do governo do estado, produtores rurais se unem para asfaltar 58,4 km da estrada de Alto Horizonte
Governo Federal sanciona política de manejo do fogo