Mapa define novas exigências para a importação de amêndoas argentinas

Publicado em 02/01/2024 16:57
A partir de fevereiro, os frutos de amêndoas da Argentina, com casca ou sem, devem atender os requisitos fitossanitários para importação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) definiu os requisitos fitossanitários para a importação de amêndoas da Argentina. A instrução normativa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (2) e entra em vigor em 1º de fevereiro de 2024.

As novas diretrizes exigem que, para a importação brasileira, o fruto da amêndoa (Prunus dulcis) com casca (Categoria 3) e sem casca (Categoria 2) deve estar acompanhado de Certificado Fitossanitário emitido pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária (ONPF) da Argentina. O documento deve estar com a declaração de que o produto foi inspecionado e se encontra livre de Amylois transitella, Ampoyelois ceratoniae e Cydia pomonella.

Os envios estarão sujeitos a inspeção no ponto de ingresso, bem como à coleta de amostras para análise fitossanitária em laboratórios oficiais ou credenciados pelo Mapa. Os custos de envio do material inspecionado serão com ônus para o interessado, e fica a critério da fiscalização decidir se o interessado poderá ou não ficar com o restante da remessa até o final do processo de fiscalização.

Para mais informações acesse a Portaria na íntegra aqui.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Piscicultura brasileira tem primeiro semestre positivo e perspectivas ainda melhores para a segunda metade do ano
TerraMagna, maior especialista em Fiagros, deve conceder mais de R$2 bilhões em crédito em 2024 para o agronegócio
Ibovespa muda rumo e cai com Petrobras e preocupações sobre desaceleração dos EUA
Desafio Tecnológico do Cacau visa trazer inovação e tecnologia para a cadeia produtiva
"MP trouxe ainda maior grau de ansiedade e insegurança", afirma Farsul sobre medidas anunciadas pelo Governo
Produção da indústria no Brasil tem em junho maior alta em quatro anos com retomada no RS