Manejo de pragas e doenças é tema de curso promovido pela Aiba

Publicado em 15/12/2023 14:41

Organizado pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) por meio do ‘Programa Fitossanitário da Soja e do Milho’, e em parceria com a JCO Bioprodutos, Kasuya Inteligência Agronômica e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), foi realizado entre os dias 14 e 15 de dezembro, o ‘Curso de Manejo de Pragas e Doenças’, no auditório da entidade agrícola, localizado no Complexo da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães.

O curso teve por objetivo melhorar o entendimento do ambiente a ser manejado e monitorar os processos de população de pragas, doenças e plantas espontâneas, a fim de proteger os cultivos da proliferação destes, utilizando técnicas apropriadas para manter a população da praga em um nível abaixo daquele que cause danos econômicos.

"São temáticas importantes em uma programação de dois dias com palestras, discussões e práticas, preparadas para reforçar o que representa a relevância que é o manejo de pragas e doenças nas culturas de soja, milho e algodão", destacou o gerente de Agronegócio, Aloísio Júnior.

No primeiro dia de programação foram apresentadas palestras e discussões com abordagem de temáticas sobre ‘Estratégias de monitoramento de pragas (grandes culturas)’, ‘Manejo de Nematóides’, ‘Estratégias de monitoramento de doenças e amostragem de Nematóides (grandes culturas)’ e as ‘Perspectivas para um bom manejo fitossanitário na Safra 2023/24’. Já na sexta-feira, 15, segundo dia do curso, foram realizadas atividades práticas de Manejo de Pragas e Doenças, nos campos experimentais da Fundação Bahia.

A palestrante e gerente de pesquisa e desenvolvimento de campo, Dra. Márcia Gabriel, destacou a importância de abordar o Manejo Nematóide. "Abordar sobre os principais nematoides de ocorrência na região da Bahia com levantamento de mais de 10 mil amostras, entre 2018 e 2023, pontuando quais os principais nematoides presentes na nossa região, e quais os de importância primária, os de densidade que a gente está encontrando, e por meio disso, trazer ferramentas abordando sempre o manejo integrado de nematóide", afirmou a palestrante.

O curso teve carga horária de 12 horas e contou com participação de monitores agrícolas que atuam ou que pretendem atuar diretamente com manejo de pragas e doenças na cultura da Soja, Milho e Algodão.

Fonte: AIBA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos
undefined