Agenda do governo gaúcho em Pequim e Dubai finaliza com avanço nas relações bilaterais

Publicado em 06/12/2023 12:50

Após duas semanas de intensa programação, chega ao fim nesta terça-feira (05.12) a missão internacional que levou os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) à China e aos Emirados Árabes para a ampliação de investimentos, atração de novos negócios e divulgação das potencialidades do RS. Na primeira parte da viagem, a Sedec fez parte da comitiva oficial da Missão RS China, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza e que, além da presença do titular da secretaria, Ernani Polo, também foi acompanhada pelo secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, parlamentares e empresários. Finalizada a missão, os representantes do Estado seguiram para Dubai, nos Emirados Árabes, para participação na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-28) e reuniões com investidores estrangeiros.

Durante a Missão RS China, a Sedec esteve presente na China International Supply Chain Expo (CISCE). Com viabilização por meio do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais do Estado, coordenado pela secretaria, o RS foi o único estado brasileiro com estande oficial no evento. O vice-governador Gabriel Souza ressaltou que a presença do Estado no evento representou uma importante vitrine para os produtos gaúchos. “O Rio Grande do Sul já produz com qualidade e segurança. Nossa presença na China reforçou essa posição e nosso interesse em avançar nas negociações, ampliando o ingresso dos produtos gaúchos no mercado chinês”, disse. A oportunidade de novos contatos comerciais foi outro ponto de destaque. “A meta é expandir ainda mais nossa capacidade de negócios e de investimentos em um dos maiores mercados do mundo”, concluiu.

Outra ação de destaque da Sedec ao longo da missão foi a participação em diversos eventos. Durante a CISCE, aconteceu o Fórum Global de Inovação e Desenvolvimento da Cadeia de Fornecimento, que teve o vice-governador Gabriel Souza discursando sobre o potencial do Estado nos setores de proteína animal e energias renováveis. O 1º Seminário do Desenvolvimento Sustentável de Cadeias Comerciais Internacionais e o 3º Seminário de Cooperação na Cadeia de Abastecimento Alimentar e Pecuária China-Brasil também contaram com a presença de representantes da secretaria. Nessa ocasião, houve a assinatura de memorandos de cooperação entre RS e China.

Como coordenador do Grupo de Trabalho da Proteína Animal, o secretário Ernani Polo teve especial interesse em uma das principais pautas da missão: o reconhecimento, por parte da China, do Rio Grande do Sul como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O pedido foi reforçado durante reunião com o secretário-geral do Ministério da Agricultura, Sui Pengfei, que confirmou a formação de um grupo de trabalho específico para discutir o tema. Este status sanitário é importante para que se possa ampliar as exportações para o país asiático, principalmente de carnes com osso e miúdos.

 “Tivemos a oportunidade de apresentar às autoridades chinesas o Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul, as particularidades do nosso Sistema de Defesa Sanitária Animal e a qualidade da produção agropecuária gaúcha, em especial das cadeias de proteína animal. Acreditamos que em breve receberemos a missão Chinesa, que deverá reconhecer o nosso status de livre de Febre Aftosa sem vacinação, o que proporcionará ao Estado o acesso a uma fatia importante do mercado no país asiático, que é o de carne com osso e miúdos. Estamos ainda na expectativa da habilitação de novas plantas frigoríficas para exportação à China”, afirma o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena.
 

Participaram da Seapi a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDSA), Rosane Collares, e o o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal, Fernando Groff. 

COP 28 

Concluída a Missão RS China, parte do grupo seguiu para Dubai, nos Emirados Árabes, com a finalidade de  participar da COP28. A Sedec acompanhou os representantes do governo em agendas de interesse do Estado. Foi realizada uma visita à usina Hitachi Zosen Inova, que produz energia elétrica para parte da cidade a partir do processamento de resíduos sólidos urbanos secos e orgânicos. O local tem capacidade para processar cinco mil toneladas de resíduos por dia e é capaz de reduzir, dependendo da composição do material, de 1,5 a 2 toneladas de dióxido de carbono equivalente em comparação com o processo tradicional, contribuindo para a diminuição da geração de gases que causam o efeito estufa.

A agenda incluiu reunião com representantes do banco mundial europeu, via BRDE, para linhas de incentivo para atividades com foco na sustentabilidade, além de uma reunião de relações bilaterais com a Califórnia. 

 

Os representantes do governo do Estado também  reuniram-se com o sheik de Sharjah Awad Bin Mohammed bin Sheikh Mujrin. Na pauta do encontro, estava a aproximação comercial entre o Rio Grande do Sul e os Emirados Árabes. O sheik relatou que gosta muito do Brasil, dizendo que já visitou diversas cidades do país, e que tem interesse em fortalecer o vínculo com o Rio Grande do Sul. Durante a reunião, houve a assinatura de um protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica de biogás com investimento estrangeiro no Estado.

O secretário Ernani Polo considerou ambas as viagens extremamente positivas. Para ele, as agendas cumpridas na China demonstram a boa aproximação entre o RS e o país asiático e representam um importante passo para o reconhecimento do Estado como livre de febre aftosa sem vacinação. Em Dubai, além de fortalecer as relações de negócios com o país que é um dos principais clientes comerciais do Estado, foi possível conhecer novas tecnologias e considerar a sua viabilização. “Considero que os objetivos da viagem foram atingidos com sucesso. Sob a liderança do governador Eduardo Leite, do vice Gabriel Souza e com todas as secretarias trabalhando de forma integrada fizemos relevantes contatos de negócios que abrem possibilidades de investimentos no RS. Este foi mais um passo pelo desenvolvimento e pela geração de emprego e renda para o Rio Grande do Sul”, salientou.  

Além do secretário Ernani Polo, acompanharam a viagem o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Evaldo da Silva Junior, e o analista jurídico Vinícius Winter. Para Dubai, o grupo contou com a presença da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann e sua equipe, que seguem na COP.

Fonte: Sedec

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos
undefined