Agenda do governo gaúcho em Pequim e Dubai finaliza com avanço nas relações bilaterais
Após duas semanas de intensa programação, chega ao fim nesta terça-feira (05.12) a missão internacional que levou os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) à China e aos Emirados Árabes para a ampliação de investimentos, atração de novos negócios e divulgação das potencialidades do RS. Na primeira parte da viagem, a Sedec fez parte da comitiva oficial da Missão RS China, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza e que, além da presença do titular da secretaria, Ernani Polo, também foi acompanhada pelo secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, parlamentares e empresários. Finalizada a missão, os representantes do Estado seguiram para Dubai, nos Emirados Árabes, para participação na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-28) e reuniões com investidores estrangeiros.
Durante a Missão RS China, a Sedec esteve presente na China International Supply Chain Expo (CISCE). Com viabilização por meio do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais do Estado, coordenado pela secretaria, o RS foi o único estado brasileiro com estande oficial no evento. O vice-governador Gabriel Souza ressaltou que a presença do Estado no evento representou uma importante vitrine para os produtos gaúchos. “O Rio Grande do Sul já produz com qualidade e segurança. Nossa presença na China reforçou essa posição e nosso interesse em avançar nas negociações, ampliando o ingresso dos produtos gaúchos no mercado chinês”, disse. A oportunidade de novos contatos comerciais foi outro ponto de destaque. “A meta é expandir ainda mais nossa capacidade de negócios e de investimentos em um dos maiores mercados do mundo”, concluiu.
Outra ação de destaque da Sedec ao longo da missão foi a participação em diversos eventos. Durante a CISCE, aconteceu o Fórum Global de Inovação e Desenvolvimento da Cadeia de Fornecimento, que teve o vice-governador Gabriel Souza discursando sobre o potencial do Estado nos setores de proteína animal e energias renováveis. O 1º Seminário do Desenvolvimento Sustentável de Cadeias Comerciais Internacionais e o 3º Seminário de Cooperação na Cadeia de Abastecimento Alimentar e Pecuária China-Brasil também contaram com a presença de representantes da secretaria. Nessa ocasião, houve a assinatura de memorandos de cooperação entre RS e China.
Como coordenador do Grupo de Trabalho da Proteína Animal, o secretário Ernani Polo teve especial interesse em uma das principais pautas da missão: o reconhecimento, por parte da China, do Rio Grande do Sul como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O pedido foi reforçado durante reunião com o secretário-geral do Ministério da Agricultura, Sui Pengfei, que confirmou a formação de um grupo de trabalho específico para discutir o tema. Este status sanitário é importante para que se possa ampliar as exportações para o país asiático, principalmente de carnes com osso e miúdos.
“Tivemos a oportunidade de apresentar às autoridades chinesas o Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul, as particularidades do nosso Sistema de Defesa Sanitária Animal e a qualidade da produção agropecuária gaúcha, em especial das cadeias de proteína animal. Acreditamos que em breve receberemos a missão Chinesa, que deverá reconhecer o nosso status de livre de Febre Aftosa sem vacinação, o que proporcionará ao Estado o acesso a uma fatia importante do mercado no país asiático, que é o de carne com osso e miúdos. Estamos ainda na expectativa da habilitação de novas plantas frigoríficas para exportação à China”, afirma o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena.
Participaram da Seapi a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDSA), Rosane Collares, e o o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal, Fernando Groff.
COP 28
Concluída a Missão RS China, parte do grupo seguiu para Dubai, nos Emirados Árabes, com a finalidade de participar da COP28. A Sedec acompanhou os representantes do governo em agendas de interesse do Estado. Foi realizada uma visita à usina Hitachi Zosen Inova, que produz energia elétrica para parte da cidade a partir do processamento de resíduos sólidos urbanos secos e orgânicos. O local tem capacidade para processar cinco mil toneladas de resíduos por dia e é capaz de reduzir, dependendo da composição do material, de 1,5 a 2 toneladas de dióxido de carbono equivalente em comparação com o processo tradicional, contribuindo para a diminuição da geração de gases que causam o efeito estufa.
A agenda incluiu reunião com representantes do banco mundial europeu, via BRDE, para linhas de incentivo para atividades com foco na sustentabilidade, além de uma reunião de relações bilaterais com a Califórnia.
Os representantes do governo do Estado também reuniram-se com o sheik de Sharjah Awad Bin Mohammed bin Sheikh Mujrin. Na pauta do encontro, estava a aproximação comercial entre o Rio Grande do Sul e os Emirados Árabes. O sheik relatou que gosta muito do Brasil, dizendo que já visitou diversas cidades do país, e que tem interesse em fortalecer o vínculo com o Rio Grande do Sul. Durante a reunião, houve a assinatura de um protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica de biogás com investimento estrangeiro no Estado.
O secretário Ernani Polo considerou ambas as viagens extremamente positivas. Para ele, as agendas cumpridas na China demonstram a boa aproximação entre o RS e o país asiático e representam um importante passo para o reconhecimento do Estado como livre de febre aftosa sem vacinação. Em Dubai, além de fortalecer as relações de negócios com o país que é um dos principais clientes comerciais do Estado, foi possível conhecer novas tecnologias e considerar a sua viabilização. “Considero que os objetivos da viagem foram atingidos com sucesso. Sob a liderança do governador Eduardo Leite, do vice Gabriel Souza e com todas as secretarias trabalhando de forma integrada fizemos relevantes contatos de negócios que abrem possibilidades de investimentos no RS. Este foi mais um passo pelo desenvolvimento e pela geração de emprego e renda para o Rio Grande do Sul”, salientou.
Além do secretário Ernani Polo, acompanharam a viagem o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Evaldo da Silva Junior, e o analista jurídico Vinícius Winter. Para Dubai, o grupo contou com a presença da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann e sua equipe, que seguem na COP.