CNA participa de evento de lançamento do Programa Exporta Mais Amazônia

Publicado em 30/11/2023 13:16
Cerimônia foi realizada no último sábado (25), em Rio Branco (AC)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta semana do evento de lançamento do Programa Exporta Mais Amazônia, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), de 25 a 29 de novembro, em Rio Branco (AC).

A iniciativa, que visa desenvolver uma política para destravar as exportações brasileiras, especialmente para produtos compatíveis com a floresta, foi lançada no último sábado (25) e teve a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e de parlamentares e entidades parceiras.

Na cerimônia, o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, falou sobre a importância do projeto Agro.BR, que tem como parceira a ApexBrasil, para promover os negócios de mais de 1.300 pequenos e médios empresários rurais brasileiros no exterior.

“O objetivo do Agro.BR está bem alinhado com o do Exporta Mais Amazônia. Essa parceria é importante no sentido de oferecer oportunidades aos pequenos e médios produtores da região Norte”, afirmou.

A programação do evento inclui painéis de debate, apresentação das Mesas Executivas de Exportação e rodadas de negócio com empresas dos setores de açaí, cacau e chocolate, castanha do Brasil, peixes amazônicos, carnes bovina, suína e de frango. As rodadas de cacau e chocolate estão sendo organizadas pela CNA.

“Temos 11 empresas inscritas no Agro.BR participando das rodadas para apresentar seus produtos e fechar negócios com 20 compradores internacionais”, disse Rodrigo.

No último dia de agenda, na quarta (29), os importadores participaram de visita técnica a Agroindústria de Chocolate Ligeirinho para conhecer a produção de chocolates. O grupo também viu a produção de cachaças artesanais, caldo de cana e a plantação de milho na propriedade. A consultora do projeto Agro.BR no escritório estadual da região Norte, Giselle Amaral, acompanhou a visita.

"Os compradores internacionais acharam toda a ação muito promissora e tiveram a oportunidade de ver a realidade do produtor rural. Do outro lado, os produtores perceberam que podem ter seus produtos comercializados no comércio exterior. Foi uma experiência muito positiva para eles", disse Giselle.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova geração do Agronegócio fará a diferença na adoção de práticas ESG
Bunge doa 10 toneladas de farelo de soja para alimentar abelhas no RS
Agro e Prosa Episódio 803 - O cultivo da cannabis medicinal no Brasil
Entendendo a rastreabilidade bovina | Ouça o Agro CNA/Senar #133
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Preço do leite continuou subindo
Podcast Foco no Agronegócio | Doença de Newcastle e a suspensão das exportações brasileiras