Aleksander Horta, chefe de redação do Notícias Agrícolas, vence Prêmio Abapa de Jornalismo
O jornalista Aleksander Horta, chefe de redação do Notícias Agrícolas, foi o vencedor do Prêmio Abapa de Jornalismo, na categoria "Profissional Internet" na noite desta terça-feira (28). A premiação ocorreu em Salvador, na Bahia. A reportagem de autoria de Horta - A revolução da cotonicultura brasileira em duas décadas quando o país deixou de ser importador para se tornar o segundo maior exportador da pluma no mundo - teve sua produção audiovisual por Gabriel Olivi.
"Este é um prêmio que reconhece o trabalho do jornalista e, à Abapa, nossos agradecimentos. É um prêmio que agrega valor a um trabalho que não é fácil no dia a dia, estamos todos os dias no campo, todos os dias buscando pautas novas e buscando entender como os setores funcionam. Mas, contar a história do algodão brasileiro, das associações, como a Abapa, Abrapa, foi fácil. Porque vocês fazem a diferença. Você trouxeram para a agricultura brasileira, para o agronegócio brasileiro, um diferncial na forma de produzir, não pensando só na forma de produzir em si, mas pensando em quem vai consumir esse algodão, de que forma vai ser comercializado, na preservação do meio ambiente. É um trabalho diferenciado. E os futuros jornalistas que estão aqui precisam entender isso e valorizar isso também, importante para contarmos para o mundo o que está acontecendo aqui no Brasil", disse em seu discurso.
Abaixo, reveja a reportagem que conferiu o prêmio a Aleksander Horta.
Sobre o Prêmio Abapa de Jornalismo
Desde 2019, a Abapa instituiu o Prêmio Abapa de Jornalismo. Mais que o reconhecimento aos profissionais que realizam a cobertura dos fatos relacionados ao agronegócio no Brasil – setor que responde por um terço das riquezas e dos empregos no país – esta premiação é, também, um convite a que estudantes e novos talentos voltem o olhar para o campo e vejam as múltiplas abordagens temáticas e possibilidades que ele oferece.
A tecnologia agrícola desenvolvida no Brasil, especialmente, a partir dos anos de 1970, transformou o país num grande fornecedor mundial de alimentos e fibras têxteis naturais, como o algodão. O caso do algodão é, sem dúvida, um dos grandes exemplos da “Nova Revolução Verde” empreendida por aqui, já que, até os anos de 1990, éramos o segundo maior importador mundial de fibra, e nos tornamos, em menos de duas décadas, o segundo maior exportador mundial.
Para alcançar o objetivo de aproximar estudantes da realidade do campo, com o Prêmio Abapa de Jornalismo, a associação leva a sério a máxima que diz que o jornalismo é a “arte de sujar sapatos”, e promove a visita dos futuros profissionais às unidades de produção, beneficiamento, classificação e outras etapas da cadeia produtiva, na região Oeste da Bahia. Para tanto, a Abapa conta com o apoio das instituições de ensino.