CNA participa de encontro com adidos agrícolas
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do Encontro Nacional do Agro, que ocorreu em conjunto com o 5º Encontro dos Adidos Agrícolas, para debater a representatividade da agricultura nacional no cenário mundial.
O objetivo do encontro foi promover o diálogo entre entidades setoriais e representantes do governo na busca por estratégias estruturadas para potencializar o papel do agronegócio brasileiro no cenário global.
Durante o evento, a equipe da Diretoria de Relações Internacionais da CNA esteve reunida, individualmente, com os adidos agrícolas representantes dos 27 postos do Brasil no exterior. As reuniões foram realizadas na quinta (23) e na sexta-feira (24).
“A equipe da CNA dialogou com cada um dos adidos, tendo em vista que são 27 mercados em potencial para a exportação de produtores agropecuários, muito importante para ampliarmos e diversificamos a pauta exportadora brasileira”, explicou a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori.
Na sexta (24), a diretora da CNA também participou de um painel do evento que tratou dos desafios e avanços do setor agropecuário em relação às exportações brasileiras e às perspectivas para 2024.
Em sua apresentação, Sueme falou da atuação do Sistema CNA/Senar na defesa dos interesses do setor produtivo brasileiro, as principais ações desenvolvidas pelo projeto Agro.BR, desenvolvido em parceria com a ApexBrasil, e a capilaridade da Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), utilizada na identificação de potenciais pequenos e médios exportadores do agro.
Sobre o Agro.BR, Sueme destacou que o projeto está na sua segunda edição do convênio com a ApexBrasil, atingindo a marca de 1.300 pequenos e médios produtores rurais, predominantemente das cadeias produtivas da fruticultura, mel e café.
Durante o painel, Sueme destacou ainda a importância da atuação dos adidos agrícolas no cenário exportador. “Trocamos muitas informações e precisamos muito da atuação dos adidos agrícolas, desde entender o mercado até ajudar os empresários e produtores em outros países”, diz.