CNA participa de reuniões de Câmaras Setoriais no Mapa

Publicado em 24/11/2023 14:08
Reuniões foram realizadas de terça (21) a quinta (23)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, nesta semana, de reuniões das câmaras setoriais das cadeias produtivas do cacau, hortaliças, mandioca e flores e plantas ornamentais, do Ministério da Agricultura O objetivo foi acompanhar o debate para a defesa dos interesses dos produtores rurais brasileiros.

A assessora técnica Letícia Fonseca participou dos encontros. Na quinta (23), a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau reuniu produtores, indústrias, governo e outras entidades para compartilhar informações de mercado, processamento industrial de cacau e expansão do mercado been to bar .

Os integrantes debateram projetos de fomento à sustentabilidade na cadeia produtiva do cacau, sendo apresentado alguns casos de sucesso e pontos de melhoria para expansão do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Além disso, também trataram da realização de pesquisas para o aprimoramento e mapeamento de ferramentas eficientes para o manejo químico da vassoura de bruxa.

"A cultura do cacau está entre as Culturas com Suporte Fitossanitário Insufiente, ou seja, há uma gama muito restrita de produtos registrados. Para a vassoura de bruxa, uma doença com histórico devastador para a cadeia, o cenário é ainda mais restritivo. Estudos que comprovem a eficiência técnica e segurança de uso de produtos químicos para a doença trazem esperança ao setor", explicou Letícia.

Na quarta (22), foram realizadas outras duas reuniões. Na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca foi apresentado um panorama de mercado, expectativa produtiva de mandioca raiz, fécula, farinha e outros derivados.

Já na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais, o grupo tratou do mapeamento de demandas tecnológicas. Foi apresentada uma análise de impacto para o setor, a cerca de atualizações normativas, que dispõem, entre elas, da produção e comercialização de mudas.

Na terça (21), a CNA participou da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças para debater temas estratégicos. No encontro, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Minor Crops Brasil.

O grupo também tratou sobre avanços obtidos, como a publicação de norma para a priorização de Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente no processo de registro de defensivos, e a ampliação da gama de produtos registrados, novos registros e extrapolação de uso.

De acordo com a assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca, o debate também abordou os programas voltados à regulamentação de bioinsumos, desenvolvimento de inovações e capacitações voltadas à produção e uso.

"A regulamentação da produção, comercialização e uso de bionsumos é ponto chave para a produção e segurança alimentar. É necessário um ambiente que fomente pesquisas, e possibilite ao produtor um manejo técnico e eficiência produtiva", disse Letícia.

Outros temas, como o panorama de mecanização para o manejo e colheita de hortaliças, e rastreabilidade de frutas e hortaliças também foram abordados.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos
undefined