Comissão de Meio Ambiente do Senado aprova projeto sobre agrotóxicos e texto vai ao plenário

Publicado em 22/11/2023 18:47
Ministério da Agricultura atuará como coordenador do processo de reanálise dos pesticidas e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima ficará a cargo da coordenação dos casos relacionados a produtos de controle ambiental

BRASÍLIA (Reuters) - A Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA) aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que trata da concessão de registro e comercialização de pesticidas e produtos de controle ambiental, chamado por críticos de "pacote do veneno". O texto seguirá para o plenário da Casa.

Polêmica, a proposta vem dividindo opiniões desde a sua apresentação. Para ambientalistas e críticos, o PL flexibiliza as regras de autorização do uso de agrotóxicos, prejudicando não apenas o meio ambiente, mas também a saúde humana.

"Seguimos em luta contra o pacote do veneno!", disse o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na rede social X, dizendo que o projeto "flexibiliza ainda mais a liberação de agrotóxicos e facilita o uso dos venenos".

Defensores da matéria, por outro lado, argumentam que ela simplifica o processo de autorização e pode resultar em mais produtividade no setor agropecuário.

"Precisamos nos unir para combater a onda de Fake News acerca dos pesticidas, tão importantes para o controle de pragas e doenças que assolam os campos e lavouras no Brasil. Quem realmente conhece a luta e o dia a dia dos produtores rurais, sabe a importância dos defensivos agrícolas na garantia de uma produção robusta e de qualidade", publicou a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na rede social X.

"De acordo com a FAO, sem os pesticidas, podemos perder até 40% de toda a produção, resultando em alimentos mais caros e menos acessíveis à população."

O relator da proposta na CMA, senador Fabiano Contarato (PT-ES), decidiu deixar claro no texto que o Ministério da Agricultura atuará como coordenador do processo de reanálise dos pesticidas e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima ficará a cargo da coordenação dos casos relacionados a produtos de controle ambiental.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lei de Bioinsumos é aprovada na Câmara dos Deputados
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
undefined