Associação De Olho No Material Escolar se posiciona após a segunda fase do ENEM
A Associação De Olho No Material Escolar (DONME) segue monitorando em detalhe os conteúdos educacionais relativos ao agronegócio disponíveis no País, incluindo as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que neste domingo (12/11) teve provas de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.
Mais uma vez, ficou claro que existe uma grande oportunidade e urgência de se trazer informações científicas e atualizadas para essa prova, que ao mesmo tempo mostrem a evolução do setor e estimulem a capacidade de reflexão dos estudantes.
Identificamos uma questão que trata da qualidade do solo da Amazônia para plantio. Com um olhar técnico e seguro, afirmamos que o tema foi exposto de forma equivocada.
Ao contrário do que foi mencionado, não é verdade que os solos amazônicos são inapropriados para cultivo por serem incapazes de reter nutrientes. Tanto é que existe agricultura nestes solos, seja com baixo ou alto uso de insumos agrícolas. Os solos brasileiros em sua grande maioria são de baixa fertilidade. Com o desenvolvimento da ciência e o uso de novas tecnologias foi possível encontrar diversos modelos de produção agropecuária para serem empreendidos tanto no solo amazônico como nos demais biomas brasileiros.
A DONME trabalha para levar conteúdo atualizado sobre o agronegócio e garantir uma formação de mais qualidade para todos os estudantes do País.
Para mais informações, acesse:
-https://deolhonomaterialescolar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/videoplayback-47.mp4
-https://agro.fgv.br/sites/default/files/2023-02/boletim_mapeamento_bioma_2022.02.01_v.2_168.pdf
Educação no radar de todos!