Assocon manifesta sua indignação ao ENEM 2023
A Associação Nacional da Pecuária de Corte – Assocon, vem a público manifestar sua indignação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tendo em vista que este utiliza, em suas questões de prova, informações e argumentos inverídicos e falaciosos sobre o agronegócio, buscando a doutrinação ideológica da nossa juventude. A falta de preparo e conhecimento técnico dos elaboradores da prova é vergonhosa.
O negacionismo científico contra o setor que traz segurança alimentar ao Brasil e ao mundo é inaceitável. Segundo a Organização das Nações Unidas para alimentação e Agricultura -FAO, a agricultura mundial terá de ampliar em 80% a produção de alimentos até 2050, para atender as necessidades de uma população projetada para 9,7 bilhões de pessoas.
A FAO prevê, também, que o Brasil deverá responder por mais da metade desse montante. Há mais de 40 anos, o Brasil deixou de ser importador para ser um dos maiores exportadores de alimentos, graças à Revolução Agrícola. O alimento é essencial para a sobrevivência de um cidadão e a busca pela autossuficiência alimentar é prioridade de qualquer governo. O Brasil está bem-posicionado neste cenário, produz seis vezes mais do que o necessário para o atendimento das suas necessidades utilizando dos processos produtivos mais sustentáveis do mundo com absoluta responsabilidade social e ambiental. Devendo ser por isso motivo de orgulho nacional e de reconhecimento internacional.
Exportar esse enorme excedente otimiza ganhos econômicos para o país. O agronegócio é fundamental para economia brasileira e para a harmonia social há décadas, com participação do setor na composição do PIB, Produto Interno Bruto, que é de 24,8%. O setor é também responsável pela geração de mais de 20% de todos os empregos do país. Temos a legislação florestal mais rígida do mundo, áreas de preservação permanente, reserva legal. O produtor rural brasileiro é o único do planeta que paga preservar a natureza.
Conhecer o Brasil e as condições climáticas é fundamental para entender o sistema produtivo. A mecanização do campo trouxe alívio ao trabalho braçal, aumento da produtividade, avanço de desenvolvimento e de tecnologias elevando assim o nível de capacitação e de salários dos profissionais rurais.
É preciso ter conhecimento mínimo para discorrer sobre o assunto, convidamos aos formuladores das questões sobre o agronegócio, para apresentarmos o sistema produtivo brasileiro, já que nitidamente o desconhecem.