Instituto Biológico comemora 96 anos

Publicado em 07/11/2023 09:10
Solenidade na sede do Instituto, na cidade de São Paulo, reforçou importância do IB para sanidade da agropecuária paulista

Na tarde desta segunda-feira (06/11), a Secretaria de Agricultura participou das comemorações do 96º aniversário do Instituto Biológico (IB-APTA), vinculado à Pasta.  

Braço importante da Secretaria de Agricultura, o IB atua com capilaridade por todo o Estado de São Paulo e garante sanidade animal e vegetal. 

A composição da mesa da cerimônia contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai; do secretário executivo, Edson Fernandes; do subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro; do coordenador da APTA, Carlos Nabil Ghobril; e da diretora-geral do IB, Ana Eugênia Carvalho de Campos. 

A diretora do Instituto Biológico, Ana Eugênia de Carvalho Campos, apresentou os principais destaques do IB relacionados à sanidade vegetal, animal, controle biológico e preservação ambiental. Foi apresentada a solução desenvolvida pelo IB que consiste na utilização de fungos para controle de carrapatos-estrela, vetores da Febre Maculosa Brasileira, doença insidiosa de alta letalidade.  

Na sequência, o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes, reiterou o compromisso da Secretaria Executiva em realizar a revitalização da sede do Instituto Biológico de SP, na Vila Mariana. “Essa sede certifica parte relevante das exportações de nosso estado e garante desenvolvimento às cadeias produtivas do agro”, concluiu Fernandes. 

O secretário de Agricultura, Guilherme Piai, fechou a comemoração de 96 anos do IB reforçando o compromisso de valorizar o corpo técnico-científico de todos os institutos ligados à APTA e à Secretaria. “Temos em nossos institutos um trabalho de valor inestimável. Meu compromisso é garantir o incremento à pesquisa e, a partir disso, um agro mais forte e inovador”, concluiu Piai. 

O Instituto é referência em controle biológico 

Estratégia de controle de pragas que gera redução do risco de poluição do meio ambiente, a diminuição de trabalhadores do campo e consumidores à exposição a produtos químicos, além de evitar exterminação de inimigos naturais de pragas e doenças. 

A Sede do Instituto Biológico 

Projetado pelo arquiteto Mário Whately na década de 1920, foi inaugurado em meados de 1940 e é considerado um dos exemplares mais importantes da primeira modernidade na arquitetura paulistana. 

Fonte: IB-APTA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
CNA diz que projeto de lei de bioinsumos dá segurança jurídica aos produtores
Brasil vai ao Egito buscar espaço no mercado halal local
Com feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, bolsas não operam nesta 5ª feira
Lei de Bioinsumos é aprovada na Câmara dos Deputados
undefined