Embrapa Amapá ganha reforço com pesquisadora de comunicação científica

Publicado em 06/11/2023 14:30

A pesquisadora Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira passou a integrar a equipe da Embrapa Amapá, lotada no Núcleo Temático de Pesquisas em Recursos Florestais, a partir de 1º de novembro deste ano. Ela veio transferida da Embrapa Rondônia, onde exerceu suas funções durante 33 anos. Amapaense nascida em Macapá (AP), Vânia Beatriz é comunicóloga, com habilitação em Publicidade e Propaganda (UFPA) e Jornalismo (Uniron), especialista em Jornalismo Científico (Univap) e Mestrado em Extensão Rural (UFV).  

Ela destaca que trabalhar na Embrapa Amapá era um sonho antigo, por ser macapaense e também pelo potencial de inserção da educomunicação nas atividades desta unidade do Amapá. A partir do conceito e prática da educomunicação, Vânia Beatriz desenvolve ações de comunicação para transferência de tecnologias, internalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030, e atividades do programa Embrapa & Escola. Ações de educomunicação serão incorporadas como estratégias de trabalho com comunidades e povos tradicionais do Estuário Amazônico.

“Como pesquisadora estou integrando a equipe do Núcleo Temático de Recursos Florestais, e um dos projetos que estou envolvida é o Sustenta Inova, no qual serão realizados eventos de capacitação de jovens comunicadores comunitários de localidades do Território do Marajó”, acrescentou. Este projeto contempla ainda produtos de comunicação sobre o açaí de comunidades extrativistas. “A expectativa é atuar ainda na elaboração de produtos audiovisuais, como vídeos, videoclipes, vídeo-release, em apoio às demais equipes de pesquisas”.  

Em 2008, Vânia Beatriz conquistou o prêmio Professor Samuel Benchimol pelo programa "Educomunicação Científica", desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental de comunidades do Rio Madeira, em Porto Velho (Rondônia). No final de 2022, obteve o primeiro lugar do Prêmio Fapero de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Rondônia “Prof. Dr. Wilson Veneziano", na categoria Profissional de Comunicação, o que a colocou como indicada da Fapero à etapa nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação “Professora Odete Fátima Machado da Silveira”, conquistando a premiação do terceiro lugar na categoria Profissional de Comunicação. 

Fonte: Embrapa Amapá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
CNA diz que projeto de lei de bioinsumos dá segurança jurídica aos produtores
Brasil vai ao Egito buscar espaço no mercado halal local
Com feriado do Dia de Ação de Graças nos EUA, bolsas não operam nesta 5ª feira
Lei de Bioinsumos é aprovada na Câmara dos Deputados
undefined