China diz que autoridade graduada liderará delegação para conversa nuclear com EUA
PEQUIM (Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores da China disse nesta quinta-feira que uma importante autoridade de seu departamento de controle de armas liderará uma delegação nas negociações nucleares entre China e Estados Unidos.
O ministério não revelou o nome da autoridade.
"Na próxima semana, em Washington, a China e os EUA realizarão consultas sobre controle de armas e não-proliferação no nível da diretoria geral", disse o porta-voz Wang Wenbin quando questionado sobre a notícia de que a China teria concordado em conversar sobre controle de armas nucleares com os Estados Unidos.
De acordo com os planos acordados por ambos os lados, Wang disse que a China e os EUA conduzirão diálogos e intercâmbios sobre uma ampla gama de questões, tais como a implementação de tratados internacionais de controle de armas.
As conversações ocorrem dias depois de o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, ter se reunido com altas autoridades dos EUA, com ambos os lados concordando em realizar uma série de consultas num futuro próximo.
Wang também se reuniu com o presidente norte-americano, Joe Biden, em conversas que a Casa Branca descreveu como uma "boa oportunidade" em termos de manter abertas as linhas de comunicação entre os dois rivais geopolíticos.
(Por Laurie Chen)
((Tradução Redação São Paulo))
REUTERS ES