CNA debate aspectos práticos da aposentadoria rural
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na segunda (30), uma live para tratar dos aspectos práticos da aposentadoria rural para agricultores e pecuaristas.
O debate virtual foi moderado pela assessora jurídica da CNA, Carolina Melo, e contou com a participação da professora e advogada na área da Previdência Rural, Jane Berwanger.
Durante a live, o assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro, falou sobre o apoio que o Sistema CNA/Senar oferece aos produtores rurais e destacou a estrutura e o papel desempenhados pelas comissões nacionais.
“Essa live é de suma importância para os produtores rurais. O objetivo não é esgotar a matéria, mas esclarecer alguns pontos importantes sobre os procedimentos a serem adotados pelos produtores com vistas a tão sonhada aposentadoria”, afirmou Carolina.
A previdência social passou por diversas alterações ao longo dos anos, o que desperta dúvidas sobre possíveis mudanças nas contribuições, tempo de carência, e idade para aposentadoria de homens e mulheres e benefícios.
A advogada Jane Berwanger destacou os principais pontos que geram dúvidas em relação ao enquadramento do segurado especial, o regime de economia familiar, a comprovação da atividade rural e da aposentadoria por idade rural.
Ela também mostrou como pode ser feita a comprovação de segurado especial e o preenchimento da autodeclaração e da sua ratificação. Nesse sentido, a especialista alertou sobre o sistema de cruzamento de informações utilizados atualmente por bases governamentais disponíveis para consulta pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).