Desenvolvimento Agrário e Fazenda discutem criação de "Desenrola rural"

Publicado em 23/10/2023 21:03 e atualizado em 24/10/2023 07:33

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda-feira para discutir a criação de um programa de renegociação de dívidas do setor agrícola nos moldes do Desenrola.

"Nós agora pedimos para ele (Haddad) se ele nos ajuda a desenhar um programa Desenrola rural para o pequeno agricultor. Se ele (agricultor) pode também participar de um programa para limpar o seu nome e, assim, tomar um crédito agrícola para voltar a produzir, tendo em vista que nós temos ofertas de créditos muito favoráveis no Plano Safra da Agricultura Familiar e no Pronaf", disse Teixeira a jornalistas após a reunião.

Segundo ele, Haddad viu o pedido com "bons olhos" e autorizou que uma equipe técnica estude a viabilidade do programa. Caso seja oficializado, o programa só deverá começar a partir de 2024, de acordo com Teixeira.

Haddad disse que o funcionamento do programa dependeria de uma plataforma de renegociação, mas que o sistema do Desenrola pode ser, futuramente, adaptado para abranger também dívidas agrícolas.

"A plataforma de agora, que pode ser utilizada para frente, está sendo usada para as dívidas que estão em renegociação. Mas a plataforma é um ativo que pode ser mobilizado para outras renegociações. Então, eu coloquei à disposição do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), para o futuro, a mesma plataforma que foi construída para o atual Desenrola", afirmou Haddad a jornalistas depois da reunião.

(Por Victor Borges)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Economista Pablo Spyer visita Sistema Famato e reforça potencial do agro
“O agronegócio é o novo Vale do Silício”, diz presidente do Sindicarne
CNA e federações do Norte se reúnem com presidente da FPA
Balança comercial do agro paulista tem saldo positivo de US$ 2,78 bilhões em outubro
Bom dia Agro 28/11/24 - Aprovação da lei dos bioinsumos, tensões entre França e BR, pronunciamento de Haddad e mercado da soja
Dólar dispara e se aproxima dos R$ 6,00 com reação do mercado a pacote fiscal e reforma do IR
undefined