Projeto incentiva produção de soja responsável em Mato Grosso

Publicado em 27/09/2023 10:35
Pequenas e médias propriedades do Estado realizaram mais de R$ 3 milhões em adequação socioambiental

Mais de 160 pequenos e médios produtores de soja de Mato Grosso tiveram uma oportunidade única para adequar suas propriedades aos melhores padrões socioambientais e investir na intensificação da agricultura.

Tudo começou com uma parceria internacional entre o governo do Estado de Mato Grosso por meio do Instituto PCI e as seis principais traders globais de soja – ADM, Bunge, Cargill, COFCO International, Viterra e Louis Dreyfus Company – reunidas no Soft Commodities Forum (SCF), que forneceram, através da Produzindo Certo, assistência técnica em sustentabilidade gratuita para pequenos e médios produtores de soja do estado. Na sequência, com aporte de recurso financeiro do programa REDD Early Movers do estado do Mato Grosso (REM-MT), foi possível atender ainda mais produtores e também apoia-los financeiramente na adequação socioambiental de suas propriedades, ampliando a área de produção responsável de soja na região.

“O projeto beneficiou 165 pequenos e médios produtores de soja, totalizando uma área de mais de 33 mil hectares que receberam assistência técnica e investimentos em boas práticas”, destaca Caroline Nóbrega, diretora-geral da Aliança da Terra. Foram investidos mais de 3 milhões de reais em intensificação da agricultura e adequações socioambientais nas propriedades. Até o final do ano, a expectativa é que só o projeto investirá 1,3 milhões de reais em lotes de assentamentos, pequenos e médios produtores de soja do estado de Mato Grosso. A expectativa inicial era de que os produtores que recebessem recursos do projeto deveriam se comprometer em realizar um aporte financeiro semelhante, na ordem de 1:1. Em outras palavras, a cada 1 real recebido do projeto, o produtor se comprometia a investir mais 1 real. O engajamento dos produtores, entretanto, surpreendeu e os investimentos por parte dos produtores extrapolou a meta inicial e, até o momento, os produtores investiram quase 2 milhões de reais em adequações socioambientais e intensificação da agricultura.

O projeto também incluiu atividades relacionadas a prevenção e controle de incêndios florestais por meio da Brigada Aliança. Com objetivo de reduzir os prejuízos financeiros e ambientais provocados pelas queimadas, foram realizados treinamentos para prevenção e combate a incêndios para 146 pessoas (voluntários, produtores rurais e funcionários das fazendas).

O plano é coordenado pela Aliança da Terra, organização que desenvolve projetos para auxiliar na proteção do meio ambiente em harmonia com a produção agrícola e agropecuária. Já a Produzindo Certo ficou responsável pela execução das ações junto aos produtores. Atualmente, essas fazendas fazem parte da Plataforma Produzindo Certo e passaram pelo processo de adequação socioambiental.

Com a assistência técnica recebida, os produtores devem melhorar a produtividade de suas lavouras e ter uma melhoria na renda familiar. Além de beneficiar os pequenos e médios produtores de soja do estado de MT, o meio ambiente também agradece. A Aliança da Terra faz parte do Plano de Ação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Cerrado e Pantanal, iniciativa coordenada pelo ICMBio, e é responsável por coordenar a ação de proteção das espécies ameaçadas de extinção em áreas privadas. Os resultados do projeto REM são alguns dos produtos dessa ação. Um estudo recente publicado na revista Science destacou a importância das áreas privadas para a conservação de espécies ameaçadas de extinção do Cerrado brasileiro. Ao investir na melhoria socioambiental de suas propriedades, os produtores também estão contribuindo para a proteção das espécies ameaças de extinção.

Confira os resultados do projeto:

• Estimulou a produção responsável e a redução de desmatamentos, fornecendo incentivos e assistência técnica em sustentabilidade para 165 pequenas e médias propriedades produtoras de soja no estado do Mato Grosso;

• Realizou, de maneira gratuita, curso/treinamento em prevenção e combate a incêndios para 146 voluntários, em especial produtores rurais e funcionários de fazendas do projeto.

Vozes Responsáveis - Desafios para certificação de pequenos produtores de soja

Você pode acompanhar uma live com todos os detalhes do projeto no dia 29 de setembro, às 11h, no youtube da Produzindo Certo. Clique aqui.

Fonte: Produzindo Certo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil lidera iniciativa de logística reversa de embalagens de agroquímicos
Projeto dispensa reconhecimento de firma para registro de imóvel rural
Em São Paulo, Fávaro exalta a sanidade animal e os cuidados que o Brasil tem para evitar riscos
CNA participa do Congresso Brasileiro de Agronegócio em São Paulo
Brasil vive sério momento de insegurança institucional, diz Aldo Rebelo
RJ entre empresas do setor agropecuário diminui no 2º trimestre, mas é 8,5% maior na comparação com 2023