Embrapa recebe homenagem da Câmara dos Deputados

Publicado em 26/09/2023 08:02

Embrapa 50 anos e suas contribuições para as políticas públicas é o tema da homenagem que os parlamentares irão realizar à empresa pública, nesta terça-feira (26), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. No evento, que faz parte das comemorações dos 50 anos da Embrapa, serão apresentadas as principais contribuições da pesquisa e da inovação agropecuária para as políticas públicas que integram os programas governamentais que ao longo dessas cinco décadas vêm beneficiando os produtores rurais e fortalecendo a agricultura e a pecuária brasileira, com foco na sustentabilidade ambiental, competitividade e soberania tecnológica.

Para participarem da homenagem, estarão presentes chefes dos 43 centros de pesquisa da Embrapa e a Diretoria-Executiva composta pela presidente, Silvia Massruhá, e pelos diretores de Pesquisa e Inovação, Clenio Pillon; de Negócios, Ana Euler; de Pessoas, Serviços e Finanças, Selma Beltrão; e de Governança e Gestão, Alderi Araújo, além de gestores da sede da Embrapa.

Ministros e representantes de empresas públicas também estarão presentes, como Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A homenagem à Embrapa é uma iniciativa da Câmara dos Deputados, por meio de requerimento do deputado Domingos Neto (PSD/CE). 

Entre os destaques estão soluções tecnológicas poupa-terra que contribuíram para que o país fosse capaz de aumentar em 580% a sua produção com o aumento de apenas 140% de área plantada, com sustentabilidade, conservação de recursos naturais e medidas de mitigação da emissão de gases de efeito estufa. E, no âmbito das políticas públicas, estão importantes projetos de lei que se transformaram em marcos legais e que contaram para isso com o apoio intensivo da Embrapa: Renovabio, Pronasolos, ILPF, Pagamento por Serviços Ambientais, Plano Safra, Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, Zoneamento de Risco Climático (Zarc), entre outros.

São políticas públicas de forte impacto social, por exemplo, o ZARC que fornece para cada município a identificação da melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solos e ciclos de cultivares. Com essa tecnologia de última geração, totalmente digital, o agricultor corre menos risco, reduzindo as perdas e garantindo assim ações de crédito e seguro rural. Somente no ano passado, foi identificado um impacto econômico positivo de mais de R$ 6 bilhões.

Como forma de reconhecimento às contribuições da Embrapa para a agricultura brasileira, senadores e deputados criaram no dia 12 de setembro a Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Embrapa.

Serviço:
Homenagem à Embrapa pela Câmara dos Deputados - Embrapa 50 anos e suas contribuições para as políticas públicas
Dia 26/09/2023, terça-feira, às 17h30, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil lidera iniciativa de logística reversa de embalagens de agroquímicos
Projeto dispensa reconhecimento de firma para registro de imóvel rural
Em São Paulo, Fávaro exalta a sanidade animal e os cuidados que o Brasil tem para evitar riscos
CNA participa do Congresso Brasileiro de Agronegócio em São Paulo
Brasil vive sério momento de insegurança institucional, diz Aldo Rebelo
RJ entre empresas do setor agropecuário diminui no 2º trimestre, mas é 8,5% maior na comparação com 2023